Singapura é uma cidade-estado estruturada, limpa e muito desenvolvida. Ficamos 1 semana lá e preparei esse post, porque tem muito o que fazer em Singapura!
Um dos tigres asiáticos, Singapura recebe milhares de turistas todo ano, já que a cidade tem muitas coisas pra fazer, desbravar e aproveitar!
Então não deixe de ler esse post até o final e conferir nosso Guia completo de Singapura! Fique por aí, porque há muito o que fazer em Singapura!
Aproveite pra ler nosso post dos melhores passeios em Singapura, melhores restaurantes e opções de hoteis!
Não esqueça:
- Seguro viagem (temos cupom de desconto, clique!)
- Chip Internacional
- Pesquisar passagens aéreas baratas
- Passeios no Brasil e Mundo, usamos e indicamos o GetYourGuide.
- Aluguel de carro
- Ganhe até R$ 179,00 de desconto na primeira reserva no Airbnb
ROTEIRO
- Sobre Singapura
- Como chegar em Singapura
- Quando ir a Singapura
- Onde ficar em Singapura
- Onde comer em Singapura
- Passeios Imperdíveis em Singapura
- Vida noturna em Singapura
- Quantos dias ficar
- Dicas extras (visto, vacinas, câmbio, moeda, transporte público,…)
Sobre Singapura
Singapura é um dos países mais caros do mundo e contém a maior concentração de milionários por metro quadrado, rs! Só de pisar, você já percebe que é coisa de primeiríssimo mundo!
Com uma organização extrema e um custo de vida bem alto para os padrões de sudeste asiático, Singapura levou apenas vinte anos para subir de terceiro para primeiro mundo. Incrível né?
Oficialmente chamada de República de Singapura, ela é reconhecida como cidade, capital e país ao mesmo tempo e é uma das três cidade-estados do mundo, assim como Mônaco e o Vaticano. No mundo, só existem essas três!
Por esse motivo, Singapura é considerado um dos menores países do mundo, com apenas 715 km2, uma grande ilha e mais 63 ilhas menores.
A origem do nome Singapura vem da junção “sing” + “pur”. O nome malaio “sing” significa leão, enquanto “pur” significa cidade em sânscrito. E quem nasce lá é chamado de singapurense ou singapuriano.
Mais curiosidades de Singapura
O local tem 4 idiomas oficiais sendo o inglês e o chinês os mais falados pelos locais. A população é bem miscigenada e possui forte influência chinesa, indiana e árabe.
Singapura também é o país mais seguro da Ásia e está entre os top 10 do mundo com os menores índices de corrupção. Eita paraíso, rs!
O país já foi considerado por vários anos o melhor país do mundo para se fazer negócios e também o melhor da Ásia para se trabalhar, imagino que esse seja o motivo dos mais de 1,3 milhão de estrangeiros no mercado de trabalho em Singapura.
Outra curiosidade é que, apesar da cidade ser puro luxo e repleta de prédios enormes, ela esta no ranking das 10 cidades mais verdes do planeta, são 17 reservas naturais e diversos jardins que ocupam quase metade do território.
O mais famoso deles é a impressionante obra arquitetônica chamada Gardens by the Bay (falo dele mais abaixo, é lindo!!!) que fica bem no centro de Singapura.
Seguro Viagem
O seguro viagem (post completão) é tipo um plano de saúde temporário que te assegura de vários acidentes. Muitas pessoas não contratam pra economizar, mas quando precisam acionar o valor fica super caro!
Uma consulta nos EUA pode chegar a 500 dólares facilmente, então não deixe de contratar seu seguro viagem e aproveite as férias com tranquilidade! Clique aqui para fazer o orçamento. Use o código VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% de desconto
Como chegar em Singapura
Para quem está no Brasil, é possível utilizar empresas como a Qatar, Emirates, Air Europa, KLM, Air France, Turkish, entre outras. Nós fomos de Emirates e tivemos uma ótima experiência! Do Rio até Dubai são 12h direto e de Dubai para Singapura são mais 7h. Um voo bem cansativo e com um fuso de + 11h (Singapura).
Voando de Emirates
Bom, falando da Emirates, a aeronaves que voamos eram bem confortáveis! A classe econômica ganha fones de ouvido, manta, travesseiro, necessaire super fofa com um par de meia, tampões de ouvido, escova de dente e venda olhos para ficar ainda mais confortável.
As refeições são saborosas, bem servidas, eu amei as sobremesas e nas bebidas além de água, suco, refri, chá e café, existe opção de vinho também.
Na primeira classe tem uma necessaire da Bvlgari e espumante a vontade, além do vantagem da poltrona ficar esticada tipo cama.
O único ponto é que no trecho asiático (Dubai- Singapura) as comidas são típicas, então são caprichadas na pimenta e curry (como as comidas asiáticas, principalmente as indianas), então não jantamos, ficamos só com os lanchinhos.
Falando em lanchinho, a emirates disponibiliza snacks entre as refeições, então caso sinta fome, eles ficam nas bancadas da cozinha e você pode pegar livremente.
Amamos voar de Emirates e com certeza, se pudermos, voaremos novamente! Ótimo atendimento e ótima experiência.
Pagamos R$ 5500,00 do Galeão até Singapura com conexão em Dubai (ida e volta com taxas e bagagem despachada inclusa). Carinho né? Aéreos pra Ásia são mais caros mesmo. Pesquise aqui!
Se já estiver na Ásia, você poderá usar uma das várias companhias low cost que operam por lá. Pra variar, Singapura tem o melhor aeroporto do mundo, o Changi Airport, e é um hub na Ásia muito usado.
O aeroporto de Singapura
A estrutura do aeroporto é impressionante, com muita modernidade, limpeza, restaurantes variados, três terminais e ainda uma piscina e jardins internos e externos. Ficamos encantados!
Quando ir a Singapura
Devido à proximidade com o Equador, Singapura faz muito calor o ano todo e o clima é bem úmido. Outra característica são as chuvas que ocorrem praticamente o ano todo. Não é incomum começar a chover e em seguida parar.
As estações não são muito bem definidas, então a sugestão é que você vá no período de menor chuva, que acontece entre maio e setembro, pois entre novembro e janeiro é quase certo que você pegará bastante chuva.
Por isso, recomendo que leve roupas leves, shorts, blusas e tênis, porque é calor é intenso.
Melhores Passeios em Singapura
Fizemos um post exclusivo sobre os principais passeios em Singapura! Tem muita opção! Clique
Onde ficar em Singapura
Temos um post exclusivo com dicas de hotéis e Airbnb. Clique aqui!
Onde Comer em Singapura
Temos um post exclusivo com várias opções de restaurantes de todos os preços. Clique aqui!
Vida noturna em Singapura
Singapura é um destino super jovem, uma das melhores capitais asiáticas para se curtir a noite. A zona do Clarke Quay é muito procurada pra quem curte agitação.
Bares, restaurantes, discotecas ficam lotadas principalmente a partir de quinta-feira. Falando em discotecas, vamos citar algumas aqui pra vocês: Zouk, 1-Altitude, Attica, Kyo, Canvas, Dream, Bang Bang, Kilo.
A Zouk é a discoteca mais famosa de Singapura e possui diferentes salas que tocam diferentes estilos musicais.
Ela começa a ficar animada a partir das 23:00 horas e fecha às 3:00 às quartas e sextas, às 2:00 às quintas e às 4:00 aos sábados. O preço de entrada é em média 20SGD.
1-Altitude é o rooftop mais alto e com as melhores vistas de Singapura, fica nos últimos andares do edifício One Raffles Place. O horário de abertura é de domingo a quinta, das 18:00 às 2:00 horas.
Às sextas e sábados, encerra às 4:00 horas. O preço da entrada é em média 35SGD e inclui uma consumação.
Quantos dias ficar
A grande dúvida é quantos dias ficar nesse país incrível. Bom, nós ficamos 6 dias, passeamos com calma e até repetimos lugares. Então se for pra sugerir, acredito que 4 a 5 dias é um bom tempo pra passear e aproveitar os principais pontos da cidade.
Dicas Extras
– Transporte público
A cidade de Singapura destaca-se por ter um sistema de transporte rápido, limpo, eficaz e acessível. Ficamos 1 semana em Singapura e usamos o transporte público todos os dias.
Existem formas de se locomover de transporte público em Singapura, algumas delas são: Os metrôs (eles chama de MRT), os metrôs leves ou bondes (eles chamam de LRT) e ônibus. Pra isso, é necessário o Singapure Tourist Pass.
O Singapure Tourist Pass é um cartão que dá direito a uso ilimitado de toda a rede de transporte público de Singapura (MRT, SRT, Ônibus). O cartão é vendido no aeroporto de Changi e em algumas estações na cidade.
Preço e onde comprar
O passe é vendido para 1 (10SGD + taxa10SGD), 2 (16SGD + taxa10SGD) ou 3 dias (20SGD + taxa10SGD) consecutivos de uso e, além do valor do passe, é cobrado uma taxa adicional de depósito de $10 SGD, que você pode receber de volta ao devolver o cartão em algumas bilheteria.
Outra opção de cartão para transporte é o EZ-link. Esse cartão é indicado pra quem for passar mais de 3 dias na cidade e também é vendido no aeroporto por 12 SGD (7SGD de crédito para usar) ou nas lojas 7- eleven (com uma pequena diferença no valor).
Nós preferimos o EZ-link porque ficamos mais de 3 dias em Singapura e fomos carregando conforme a necessidade.
Uma dica é, para aqueles que pretendem visitar Sentosa, não é possível pagar o Monotrilho com o Singapure Tourist Pass, apenas com o cartão EZ-link. Para usar ônibus também é super simples, basta encostar o cartãozinho na maquininha.
A tarifa da passagem é cobrada por distância, ou seja, quanto mais longe, mais será debitado do seu cartão. Você paga na entrada no ônibus ou metrô e na saída!
Fui descobrir isso quase no último dia, rs! Ninguém me gritou pra avisar que eu não havia pago, até porque não tem trocador. É tipo uma disciplina consciente, você paga porque sabe que tem que pagar. Primeiro mundo é outra coisa, né?
Para pagar em dinheiro, leve valor exato referente à passagem (eles não dão troco) e pague no embarque ao motorista. Uma opção pra quem dispõe de pouco tempo na cidade é o city tour. Confira valores aqui.
– Quais documentos levar pra Singapura
Singapura não exige visto para ingresso de brasileiros que permaneçam até 30 dias. Já o passaporte deve ter validade de no mínimo 6 meses e eles exigem o certificado internacional de vacina contra a Febre Amarela. Quanto ao seguro viagem, ele não é exigido para ingresso em Singapura. Para saber mais, acesse o site da Embaixada.
Moeda e Câmbio em Singapura
A moeda oficial em Singapura é o Dólar de Cingapura, cujo símbolo é SGD. É a única moeda circulando legalmente dentro do país. Caso você encontre dois símbolos de soma (++), isso significa que ao preço deve-se adicionar os impostos.
Quanto ao câmbio, levamos dólar, e no centro comercial Lucky Plaza, na região da Orchard, há várias opções de casas de câmbio oferecendo boas taxas de conversão.
Nós trocamos próximo da Prinsep Street, onde estávamos hospedados, e trocamos um pouco também no Chinatown tb. A cotação que pegamos (meio de 2019) foi 1 dólar USA equivale a 1,37 dólar singapurano.
Obrigada por ter lido até aqui! Espero que tenha aproveitado nossas dicas! Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e aproveite para conhecer nosso canal! Boa Viagem!
O que você achou?