Sabemos que ser pobre ou ser rico vai muito além de possuir bens materiais. Existem muitas pessoas que costumam ostentar grandes carros, residências luxuosas, mas na verdade só possuem passivos e não têm nenhum dinheiro guardado para acúmulo de patrimônio.
E pra você, o que é riqueza? Pra mim, riqueza é uma questão de tranquilidade e liberdade.
É você ser livre para se quiser não mais trabalhar, ser livre pra mudar de região onde mora se quiser e ser livre pra passar seu tempo com quem gosta, fazendo o que gosta, que no meu caso é viajando.
E é educação financeira que pode gerar essa liberdade na sua vida. Pra que você esteja cada vez mais perto disso, vou te mostrar 3 regras básicas pra você não perder dinheiro!
Leia também:
- Pacote de viagem vale a pena
- Não viaja porque suas contas são altas demais? Leia
- Melhores restaurantes em Natal RN
- Guia do Uruguai (Montevideo, Punta, Piriápolis, Colônia dos sacramento)
Motivo 1: Você tem o dinheiro como uma batata quente nas mãos
Posso te afirmar que as pessoas que gastam tudo aquilo que ganham não conseguirão ter uma vida tranquila futuramente e por que isso?
Independente de quanto elas ganham, isso vai segui-las pelo resto da vida, caso elas não mudem de postura. Tem muita gente que ganha salários bem acima da média mensalmente e que não poupam um real sequer, gastam tudo e ainda ficam devendo e estão sempre atrás de mais dinheiro.
Elas optam por trocar uma vida tranquila no futuro por algo que seja bom apenas no presente, não conseguem viver em um equilíbrio de prazeres.
Para se livrar deste problema é muito importante ter organização financeira. Você deve se esforçar para poupar certa quantia mensalmente.
Comece com 5% do seu salário, aumente pra 10% e finalmente 20% e se você perceber que essa quantia que você está poupando não é o suficiente para que você construa um futuro melhor, busque novas formas de ganhar dinheiro e assim crie o seu planejamento financeiro!
Motivo 2: Você não aprenda algo para ganhar dinheiro depois da faculdade
As pessoas que não pensam em crescer, adquirir mais conhecimento e continuar aprendendo, infelizmente, acabam trilhando o caminho da insegurança ou, até mesmo, da pobreza financeira.
Essas pessoas imaginam que, a partir do momento que saem do colégio ou da faculdade, estão prontas para a vida financeira. Mas na verdade deveriam considerar esses lugares como o ponto de partida de tudo.
Então, a segunda regra é: sempre buscar por mais educação. Seja ela de maneira formal (cursos, pós-graduação) ou informal (buscando artigos, assistindo vídeos na internet, lendo livros).
O conhecimento é capaz de transformar a sua vida, além de te ajudar muito a preservar seu capital, a não perder dinheiro.
Motivo 3: Você vive uma vida que não consegue custear (como viajar mais?)
Pessoas que vivem uma vida de aparência tentando provar algo pra alguém que não é importante estão fadadas a decadência financeira e estão cada vez mais longe de viajar mais e enriquecer.
Muitas dessas compras de aparência são feitas no cartão de crédito, pois elas não sabem lidar com o crédito.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa recentemente, o maior vilão do endividamento é o cartão de crédito, porém o cartão é uma ferramenta de planejamento e riqueza. Sim, cartão de credito pode te gerar uma baita renda extra e já provamos aqui pra vocês várias vezes.
Aprender que o dinheiro e a maneira como você lida com ele é o caminho para a sua liberdade é o grande segredo.
Se dê essa chance de viver uma vida melhor, cuide do seu dinheiro, poupe, aprenda como administrá-lo, invista, faça gastos inteligentes, aprenda como tudo isso pode mudar sua vida.
Esse nosso papo vai chegando ao fim e o que eu mais quero é que você saia dele entendendo que o fato de você não viajar o quanto gostaria e não ter dinheiro investido não tem nada a ver com o quanto você ganha por mês, e sim sobre o quanto você gasta, a maneira que você controla o seu dinheiro e como age em relação a ele.
Uma gestão financeira ruim não vai ser melhor com mais dinheiro. Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Leia também: