Saber a maneira correta de usar o seu cartão de crédito é essencial para garantir que o seu planejamento financeiro funcione, evitando que contraia dívidas e cobranças de sua operadora.
De maneira geral, as compras utilizando o cartão de crédito são muito seguras e bastante práticas. Além disso, as compras com o cartão de crédito poderão ser parceladas, sendo um método muito vantajoso quando feito de maneira responsável e consciente.
Pensando em tudo isso, criamos este artigo com algumas das principais dicas para você conseguir dominar o seu cartão de crédito. Confira abaixo!
Leia também:
- Guia completo sobre Lisboa e Sintra em Portugal
- Como pagar mais barato no aluguel de carro
- Dicas pra pagar menos na passagem aérea
- Guia completo sobre Porto de Galinhas PE
Estabeleça um teto para os seus gastos
Para evitar gastos excessivos, saiba estabelecer certo limite para os seus gastos.
Recomendo que você faça um levantamento de todo o seu rendimento, gastos fixos e variáveis e determine um valor máximo para gastar todo mês.
Sendo assim, você estará estabelecendo um teto que sua fatura terá mensalmente para que te auxilie a não ultrapassar esse valor.
A sugestão é que você gaste
60% em gastos essenciais como aluguel, luz, telefone, internet, compras de mercado
10% com lazer mensal. Esse dinheiro você vai usar pra comer fora, compras roupas e se divertir no mês.
10% pra aprimoramento, aqui você vai utilizar seu dinheiro pra se aperfeiçoar em algo que te gere mais receita, como por exemplo um curso profissionalizante ou um curso sobre como enriquecer
10% com investimentos para o seu enriquecimento. Estude sobre opções em renda fixa, por exemplo
10% pra viajar mais! Faça sua reserva de viagens pra ter acesso aquelas oportunidades que aparecem e que só os planejados conseguem aproveitar.
Entenda melhor sobre as taxas de juros
Muitas pessoas acabam adquirindo dívidas por não entenderem muito bem como funcionam as taxas de juros do seu cartão de crédito.
Essas taxas nada mais são do que um valor estipulado previamente que é cobrado pelo empréstimo do dinheiro em formato de crédito.
O grande problema disso é que o percentual que é cobrada pelo crédito costuma ser uma das mais elevadas do mercado, em torno de 350% ao ano.
Evite realizar saques no cartão de crédito e parcelar sua fatura, são modalidades que o cartão te oferece, mas que podem te fazer pagar muitos e muitos juros, corroendo seu dinheiro.
Quite sua fatura
É natural que a gente tenha muitas contas pra pagar, e esquecer de pagar a fatura do cartão de crédito pode te custar muito caro.
Por isso, esteja sempre atento à data de vencimento dela. Para que isso não aconteça, coloque lembretes em seu celular ou em sua agenda com a data de vencimento para eu você não deixe isso passar despercebido e acabar pagando juros de bobeira.
Além disso, quando for configurar o seu cartão de crédito, opte por escolher o débito automático ou uma data de vencimento da sua fatura que seja compatível com a data que você recebe o seu salário, para que dessa forma não hajam atrasos.
E, caso você não pague o valor integral de sua fatura mensal, essa dívida acaba ficando cada vez maior, então não deixe de pagar 100% da sua fatura sempre, então só faça compras que você consiga pagar.
Leia sempre a sua fatura mensal
Isso pode até parecer algo muito óbvio, mas muita gente deixa isso passar. Na sua fatura mensal estão todos os registros das suas compras feitas durante o mês.
Quando você está sempre de olho na fatura, e eu recomendo que você faça isso ao menos 1x na semana, você poderá identificar gastos feitos e que poderiam ser trocados por outros mais baratos, estornos que não foram realizados e até mesmo transações fraudulentas.
Então, caso você não tenha o hábito de ler a sua fatura do cartão de crédito, não encontrará esses tipos de erros.
Uma dica extra é fazer isso também com o seu extrato bancário.
Evite gastos por impulso e desnecessários
A todo momento somos bombardeados por ofertas imperdíveis via WhatsApp, email, outdoor e fica cada vez mais difícil não se render a tentação de comprar né?
Então, antes de sair de casa já saiba qual compra irá fazer e coloque um post it no cartão pra te lembrar e te ajudar a não fazer compras desnecessárias.
E lembre-se sempre que racionalizar ainda é a melhor maneira de se ter autocontrole.
Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Conclusão
Coloque todas as dicas acima em prática e aprenda a dominar o seu cartão de crédito de forma segura e eficiente. Além disso, também vale mencionar que é muito importante que você não pague apenas o valor mínimo cobrado na fatura.
Ao fazer isso, é como se você fizesse um empréstimo do restante do valor que está sendo cobrado, fazendo com que a conta no mês seguinte tenha, além dos gastos mensais, o valor que restou da fatura anterior mais os juros. Tudo isso dificulta mais uma vez o pagamento do valor total.
E aí, aprendeu tudo o que precisa fazer para conseguir dominar o seu cartão de crédito sem contrair mais dívidas? Conta pra gente.
Leia também: