Quem nunca cometeu um vacilo em uma viagem que atire a primeira pedra e, por isso, hoje vou falar sobre 7 situações que podem acontecer em sua viagem quando você não planeja tudo antecipadamente.
Leia também:
- Praia dos Carneiros: passeio novo!
- Guia de Joao pessoa PB
- 5 dicas pra você dominar seu cartão de crédito
- Pagar em milhas ou em dinheiro
1º Ir para o aeroporto faltando pouco tempo para seu voo sair
O mais adequado a se fazer, é que você procure uma hospedagem na cidade de onde partirá seu voo. Mas, se não for possível, procure ir para o local do embarque com bastante tempo de antecedência até a sua partida.
A gente sabe que imprevistos acontecem e, por mais chato que seja ficar esperando no aeroporto, é muito melhor do que correr o risco de perder seu voo.
2º Fazer muitos passeios e não se aprofundar em nenhum deles
Coisas assim são muito frequentes nas viagens para o exterior, afinal, o custo de 1 dia no exterior vale em dólar ou em euro. Além disso, são tantas opções para visitar que você pode ficar perdido na montagem do roteiro.
No planejamento teórico pode parecer que dá sim para conhecer tudo, é só “correr um pouco nesse lugar aqui”, “não almoçar naquele outro lugar” que dá certo.
Mas já na hora de executar, a viagem acaba não sendo tão prazerosa como deveria e passa a ser muito estressante.
Então, é melhor se planejar baseando-se na ideia de que você pode visitar com mais calma os pontos turísticos.
Separe de 1 a 2 lugares pra visitar por turno desde que sejam próximos, caso contrário, escolha 1 a 2 lugares por dia. Dessa maneira você consegue administrar bem seu roteiro e também otimizar seu tempo no destino.
3º Escolher restaurantes que podem ser um prejuízo
Muitas vezes por falta de tempo ou por não dominar tão bem o idioma, podemos cair em um restaurante “pega turista”.
Então pesquise tudo antes, utilize sites como tripadvisor, siga o restaurante no instagram, peça o cardápio pelo direct, veja a média de valores daquele restaurante.
Usar desses artifícios te fazem ter uma melhor experiência e não visitar um restaurante fora do seu perfil de viajante.
Além disso, veja no Google Maps a distância deles pra sua localidade de hospedagem ou passeio, pra que você não perca muito tempo se deslocando só pra fazer uma refeição, até porque podem existir opções legais bem mais perto de você também.
4º Não ter dinheiro trocado
Ao trocar o seu dinheiro para viajar, lembre-se de que você precisa pagar táxis, comprar uma água mineral ou comprar sua passagem de trem.
Por isso, no momento do câmbio peça também notas menores ou troque assim que possível. Muitas vezes os motoristas não têm troco e as máquinas não aceitam notas altas.
5º Não calcular corretamente as taxas que são cobradas nos hotéis
Ao pesquisar sua hospedagem na internet, você consulta as tarifas e sempre acaba optando por aquela mais barata. E, quando vai se dar conta, existem outras muitas taxas que, poderiam fazer com que você se hospedasse em algum lugar muito melhor e pagasse o mesmo valor.
Existem muitas pegadinhas pelo mundo a fora, então é muito importante que você se atente bem às regras tarifárias e calcule as taxas extras que poderão ser cobradas. Aí sim, você deve considerar o valor total dos seus gastos de hospedagem.
6º Não se certificar das regras de estacionamento e tomar multa por estacionar em local indevido
Estacionar pode ser um grande problema, afinal cada cidade, cada bairro, cada rua tem uma regra.
Existem lugares que só moradores podem parar, tem lugares que têm um período máximo de tempo para ficar com o veículo estacionado, tem lugares que só se pode parar no local indicado.
Pra evitar multas em real, ou pior, em euro ou dólar se certifique das regras de trânsito do seu destino e ao estacionar pergunte a um morador local se está tudo bem parar seu carro ali.
7º Esquecer-se de separar uma quantia somente para fazer compras
Mesmo que você não goste de comprar muitas lembrancinhas na viagem, você pode se deparar com uma promoção ou até mesmo se apaixonar por um souvernir e querer trazer pra casa.
Então separar uma quantia pra isso é prudente e dessa maneira você já pode comprar algo de recordação mais tranquilo porque agora o valor está previsto dentro do orçamento.
O que a gente faz, e eu recomendo, é que você separe 5% do seu orçamento total de viagem pra lembrancinhas. Na nossa eurotrip viajamos 30 dias e conhecemos 8 destinos, imagina só se o valor de lembrancinhas não estivesse no orçamento?
Um bom planejamento com certeza te tira de furadas e faz da sua viagem uma experiência única e dentro do orçamento permitindo que você cada vez viaje mais e também enriqueça.
Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Leia também: