Nova Veneza é um município muito charmoso localizado a 25 km de Criciúma, região sul de Santa Catarina. E acredite: tem muitas coisas para fazer, desbravar e aproveitar neste incrível destino catarinense.
Por serem tantas as atrações, a dúvida “o que fazer em Nova Veneza” é algo muito comum em praticamente todo mundo que decide visitar a região.
Então, não deixe de ler esse post até o final e conferir nosso guia completo sobre Nova Veneza, a conhecida também como Veneza brasileira em SC!
Veneza brasileira SC: conheça tudo sobre Nova Veneza!

Quem nunca sonhou em conhecer Veneza? A cultura, a culinária, os passeios de gôndola, quanta coisa! Imagine fazer tudo isso sem precisar sair do Brasil! Apresento a vocês Nova Veneza em Santa Catarina!
Este destino é um pedacinho da Itália no Brasil, pois foi colonizada em 1891 por italianos e cerca de 400 famílias (quase todas oriundas de Veneza) que se instalaram na região e, por isso, se mantém toda a tradição e cultura até os dias de hoje.
A cidade ainda mantém viva a cultura italiana em cada detalhe como na maravilhosa culinária, no dialeto ainda falado por muitos moradores, nas tradições, músicas e eventos.
Quantos mil habitantes tem Nova Veneza?
A população de Nova Veneza é de pouco mais de 13 mil habitantes, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como chegar em Nova Veneza?
De carro
Uma opção muito usada é ir de carro até Nova Veneza. Para a galera que está por Criciúma, Floripa e Orleans (não deixe de ver nosso post sobre o que fazer em Orleans), dá pra esticar até Nova Veneza e conhecer o turismo da região.
Pelo Aeroporto de Jaguaruna

O terminal aeroportuário mais próximo de Nova Veneza é o Aeroporto de Jaguaruna.

Nós pousamos no Aeroporto de Jaguaruna e pegamos um transfer até Nova Veneza, mas o Uber (média de R$ 75 o trecho) também é uma boa opção, além do tradicional aluguel de carro (aproveite para esticar até Orleans).

Caso prefira utilizar ônibus há algumas linhas de transporte público que têm rotas que passam perto de Nova Veneza. Tudo isso você pode ver pelo app Moovit, que mostra as melhores rotas dos ônibus.
Quando ir em Nova Veneza?
- Verão: o verão é a época mais quente na região, porém a fase mais chuvosa do ano. Então esteja preparado para a chuva talvez interromper um pouco o seu roteiro.
- Outono: as temperaturas estão bem mais agradáveis, em torno de 28° C. Uma atração legal dessa época é o Carnevali di Venezia, que ocorre em junho durante a festa da gastronomia. É uma festa super animada em que a população local também entra na dança e desfila com as mais lindas máscaras e roupas típicas.
- Inverno: no inverno é o período de mais frio, mas a vantagem é que não há chuva, então é só se agasalhar e sair pra passear. Caso tenha mais uns dias, vale a pena contemplar as baleias francas! De junho a outubro é a época que elas vão até o litoral Catarinense para ter seus bebês.
- Primavera: as chuvas voltam com tudo e o tempo fica bem imprevisível, nós fomos nesse período (outubro) e nada de sair do hotel sem blusa de frio.
Quantos dias ficar em Nova Veneza?
Logo a seguir vou deixar as principais atrações deste destino e o nosso roteiro na cidade, mas sugiro 2 dias. Outra opção é você usar Nova Veneza como base para conhecer outros lugares próximos, como Orleans que também conhecemos.
Gastronomia e onde comer em Nova Veneza, a cidade mais italiana de Santa Catarina
A culinária de Nova Veneza é um dos pontos fortes da cidade! A Lei n.13.678/2018 conferiu ao município de Nova Veneza SC, o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, então imagine só a culinária, é de dar água na boca! Inclusive, já te adianto para não deixar de provar a maravilhosa polenta com fortaia!
1. Restaurante Veneza

O Restaurante Veneza fica na praça Praça Humberto Bortoluzzi, a praça central de Nova Veneza. Nele, você vai encontrar comida típica italiana da melhor qualidade!
Eles disponibilizam um buffet de comida caseira no fogão a lenha, e as outras opções do cardápio são servidas à mesa e você pode pedir para repor quantas vezes quiser!

Massas, saladas, polenta e fortaia (comida típica local, à base de ovos e queijo da colônia) são alguns dos pratos típicos da casa.
Provamos a fortaia que não conhecíamos e adoramos! Sobremesa provem o banoffe de banana, maravilhoso!!!Segunda à sexta: 11h30min às 13h30min, sábado, domingo e feriados das 11h30min às 14h30min. Site oficial

2. Restaurante Casa do Chico Galeto Pizzaria

A Casa do Chico também fica na praça central de Nova Veneza, bem pertinho da Gôndola.
Aqui o esquema é o mesmo: eles servem tudo na mesa e você pode pedir para repor quantas vezes quiser! E tem polenta, macarrão, sopa de capeletti, costelinha, salada e muita coisa gostosa!

O cardápio também tem opção de pizza. Enquanto que de sobremesa, indicamos a cocada de forno, que é incrivelmente saborosa!
3. Fluss Hlaus

O Fluss Haus é um restaurante super conhecido pelo delicioso café colonial, servido com mais de 50 opções de salgados e doces.
Pães, geleias, salgados frios, salgados quentes como sopa de galinha caipira, coxinha, bolinho de queijo, pão de queijo, espetinho de frango, mini pizza, pãezinhos salgados, bolo de banana, bolo de cenoura, torta alemã, strudel de maçã e coalhada, torta de limão, entre outros, são alguns destaques da casa.
É muita opção! E isso tudo acompanhado de suco de laranja, café, leite, chá e chocolate quente. As bolachas decoradas artesanalmente também são super conhecidas e comercializadas como forma de lembranças e de presente.
Sobre a história do restaurante, para quem tem curiosidade, as atividades da Fluss Haus iniciaram num antigo forno a lenha da família e os produtos eram vendidos de porta em porta.
A família começou a vendas em casa e foi assim que colocaram o nome de FLUSS HAUS, que significa “Casa do Rio”, nome dado porque há um riacho que passa entre as áreas da casa.
4. Trattoria Montalccino

O restaurante Trattoria Montalccino fica no centrinho de Nova Veneza, próximo à praça Praça Humberto Bortoluzzi.
Eles possuem massas artesanais à la carte produzidas na própria casa, como Tortelloni di Ricota di Veneza, Gnochi Alla Matriciana, Carbonara du Cheff e muito mais!

O fondue também é um destaque do cardápio, além dos serviços de almoços e cafés da tarde aos sábados e domingos.
5. Coofanove

A Cooofanove é uma associação que conta com 74 associados, sendo 22 associados na loja física e o restante para projetos desenvolvidos pela cooperativa na sua área de abrangência, no estado de Santa Catarina.
Foi fundada em 19 de julho de 2004 com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável das famílias rurais, essas associadas por meio da produção, industrialização e comercialização de seus produtos.

Na loja há produtos agroindustriais com mais de 300 opções, como biscoitos, bebidas, embutidos e conservas, doces, geleias, cachaças, entre outros, vale a pena visitar para conhecer!
6. Chocolateria Cacau Mio

Aqui é uma dica pra quem quer curtir chocolate. A Cacau Mio é pioneira no estado quando o assunto é bean to bar.
Todo o processo de fabricação é feito com atenção ao ingredientes que são orgânicos, não há aditivos de gordura, deixando o produto muito mais nutritivo, natural e super saboroso. Eu amei o 72% cacau, tem um gosto super suave!

Mais dicas? Leia…
- Guia Completo de Campos do Jordão
- Mais de 15 atrações pra fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Orleans SC
Onde ficar em Nova Veneza?
Hotel Bormon

O Hotel Bormon fica a 850 metros do centro de Nova Veneza e da Gondola Di Venezia, e é uma ótima opção de onde ficar em Nova Veneza.
Os quartos são confortáveis, com varandinha e aquecimento central. Ficamos nele e amamos! O espaço do restaurante é super lindo e amamos o café da manhã, bem caseiro.

O hotel também disponibiliza bicicleta para os hóspedes. Não deixe de passar um tempinho na piscina, ela tem uma vista linda da cidade!
Hotel Dolomiti

O Hotel Dolimiti também fica próximo ao centro de Nova Veneza e a 10 km de Criciúma. Os quartos são confortáveis e contam com varanda. A diária inclui um delicioso café da manhã.


O que fazer em Nova Veneza?
1. Praça Humberto Bortoluzzi e a Gôndola

Esta é a praça principal de Nova Veneza. Ela é super gostosa, arborizada, com bancos, restaurantes e lojinhas ao redor.
Também há uma Roda d’água que é um monumento em homenagem às famílias colonizadoras do município, além da famosa gôndola que foi doada do Governo Vêneto para cidade!

Só há quatro gôndolas fora de Veneza (Itália), que são em Pequim, Toronto, São Petersburgo e em Nova Veneza!
Ela veio de navio para o Brasil e navegou nos canais de Veneza antes de vir para cá. Então, não deixe de tirar foto na gôndola, é grátis e o lago artificial também é uma graça!
2. Ponte dos Namorados

A ponte dos namorados fica bem pertinho da Praça Humberto Bortoluzzi e é um lugar cheio de romance. Lá, os casais apaixonados deixam seus cadeados fechados e depois jogam a chave no rio, selando o amor eterno.

3. Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante foi inaugurado em 1991 e já serviu como prefeitura, escritório e igreja. Nele estão expostos móveis, documentos, ferramentas, roupas, utensílios domésticos e muitos outros itens históricos locais.
O museu do imigrante é uma das construções mais importantes e antigas de Nova Veneza, de 1895. A entrada é gratuita.

4. Pórtico da cidade

O pórtico da cidade já é a primeira parada, assim que você chega em Nova Veneza. Ele foi construído em pedra de basalto, com técnicas italianas. O local já se tornou um dos cartões-postais de Nova Veneza, junto com o letreiro.

No alto do pórtico há quatro bandeiras: do Brasil, de Nova Veneza, de Santa Catarina e da Itália, mostrando a amizade entre esses lugares.
5. Casas de Pedra

Saindo do centro de Nova Veneza, pegue a Via Centenária e chegue até as lindas Casas de Pedra, que foram construídas em 1891 com apenas pedras e barro.
Lá, você aprende mais sobre a história dos primeiros moradores da região e conhece cômodos, onde está mantida toda a originalidade da colonização.

A cozinha, por exemplo, era em uma casa separada dos quartos, pois havia o temor de incêndio enquanto a família dormia.
Durante a visita ao local, o guia da visitação vai explicando cada detalhe dos hábitos e costumes dos primeiros colonos italianos que chegaram a Nova Veneza, a família Bratti.
As casas de pedra foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011. A entrada no local é paga.
6. Igreja Matriz de São Marcos

A igreja São Marcos fica ao lado do Museu do Imigrante e foi construída em 1912.
Uma curiosidade da paróquia é que ela possui alto-falantes que são usados para anunciar informações para a população local, mantendo a tradição feita pelas antigas cidades. A entrada grátis.
7. Aguaí Santuário Ecológico em Nova Veneza

O Aguaí Santuário Ecológico é uma propriedade privada em meio à mata atlântica, ótima opção para passar uma tarde relaxante.

Com 135 metros quadrados, as atividades disponíveis são variadas. Entre elas: pedalinho, caiaque, tirolesa, trilhas, além dos animais domésticos que ficam soltos, como gansos, patos, galinhas e perus, todos que você pode alimentar!

O almoço típico e o café da tarde são servidos ao público em geral todos os sábados, domingos e feriado.
8. Vinícola Borgo em Nova Veneza

Logo na entrada da Vinícola Borgo eu já quis tirar uma foto na arquitetura de pedra que lembra um castelo. Além disso, está localizada em uma área rural com plantações de arroz e muito verde ao redor.

Além da produção de vinhos, na vinícola é fabricada geleias (tem uma de pimenta maravilhosa!), licores, sucos, farinhas, aguardente grapa, entre outros produtos.

Use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER e ganhe 15% off!
9. Carnevale Di Venezia

Você sabia que o Carnavale Di Venezia é super famoso, é o maior carnaval do gênero fora da Itália e a cidade lota?
Na terceira semana de junho é realizada na cidade a Festa da Gastronomia Típica Italiana, época em que também ocorre o Carnevale di Venezia.
A população local e turistas se vestem com roupas exuberantes e belíssimas máscaras ao som de músicas italianas. Inclusive você pode comprar as máscaras na Praça Humberto Bortoluzzi.

Vale a pena conhecer a região na época do carnaval, já que o evento ficou super famoso em todo o brasil quando apareceu em uma reportagem do programa Fantástico.
Pra vocês terem uma ideia, em 2017, atraiu mais de 100 mil pessoas a Nova Veneza. A galera do Italo Brasileiro Oficial faz uma apresentação linda!
O que fazer em Nova Veneza, SC em 1 dia?
Atração | Descrição | Observações |
---|---|---|
Praça Humberto Bortoluzzi e a Gôndola | Praça principal com monumentos históricos, bancos e lojinhas. Gôndola doada pelo governo de Vêneto. | Ótimo para fotos e passeio ao ar livre. |
Ponte dos Namorados | Ponte onde casais deixam cadeados simbolizando amor eterno. | Local romântico para fotos. |
Museu do Imigrante | Construção de 1895 com exposição de objetos históricos da imigração italiana. | Entrada gratuita. |
Pórtico da Cidade | Estrutura de pedra basáltica com bandeiras do Brasil, SC, Itália e Nova Veneza. | Cartão-postal da cidade. |
Casas de Pedra | Construídas em 1891 apenas com pedras e barro, preservam a história dos colonos. | Entrada paga, visita guiada. |
Igreja Matriz de São Marcos | Igreja construída em 1912 com tradição de anúncios via alto-falantes. | Entrada gratuita. |
Aguaí Santuário Ecológico | Área natural com pedalinho, caiaque, trilhas, tirolesa e animais domésticos. | Almoço e café da tarde aos sábados, domingos e feriados. |
Vinícola Borgo | Produção de vinhos, licores, geleias e outros produtos artesanais. | Arquitetura rústica, degustação de vinhos. |
Carnevale Di Venezia | Maior carnaval temático italiano fora da Itália, ocorre na 3ª semana de junho. | Evento cultural com trajes e máscaras típicas. |
Restaurante Veneza | Comida típica italiana com buffet no fogão a lenha. | Destaque para a fortaia e banoffee de banana. |
Restaurante Casa do Chico Galeto Pizzaria | Comida italiana servida à mesa, incluindo polenta, macarrão e costelinha. | Sobremesa recomendada: cocada de forno. |
Fluss Haus | Café colonial com mais de 50 opções de doces e salgados. | Famoso pelas bolachas decoradas. |
Trattoria Montalccino | Massas artesanais à la carte e fondues. | Almoços e cafés da tarde aos fins de semana. |
Coofanove | Associação de produtos agroindustriais com mais de 300 itens. | Boa opção para comprar lembranças. |
Chocolateria Cacau Mio | Fabricação de chocolates bean to bar com ingredientes orgânicos. | Destaque para o chocolate 72% cacau. |
Qual a praia mais próxima de Nova Veneza, SC?
Para quem vai a Nova Veneza no verão, também pode dar uma esticada no roteiro e aproveitar um pouco de Balneário Arroio do Silva, a praia mais próxima de Nova Veneza. Ela fica a 54 km de distância da cidade.
Conclusão – Aproveite Nova Veneza e tudo o que fazer neste destino no sul de SC!
Nova Veneza, como visto neste post, com seu charme italiano e paisagens encantadoras, oferece uma variedade de experiências para todos os gostos.
Desde a imersão na cultura local, com museus e construções históricas, até a degustação da autêntica gastronomia italiana em seus restaurantes acolhedores, a cidade catarinense convida a explorar cada detalhe de sua rica herança.
Para os amantes da natureza, Nova Veneza reserva trilhas ecológicas, cachoeiras e paisagens rurais que proporcionam momentos de relaxamento e contato com o meio ambiente.
Já para quem busca diversão e entretenimento, a cidade oferece eventos culturais, festivais gastronômicos e a famosa gôndola veneziana, que garante um passeio romântico e inesquecível.
Seja para um fim de semana romântico, um passeio em família ou uma aventura com amigos, Nova Veneza é o destino ideal para quem busca um refúgio tranquilo e charmoso no sul do Brasil.
Com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, a cidade conquista o coração de todos que a visitam, deixando memórias inesquecíveis e a vontade de retornar em breve. Aproveite e boa viagem!
Mais dicas? Leia…
- Guia Completo de Campos do Jordão
- Mais de 15 atrações pra fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Orleans SC
Obrigada por ter lido até aqui! Pra aprender a transformar seus gastos do dia a dia em viagens, clique aqui

O que você achou?