O que fazer nessa crise do coronavirus? Esse questionamento está em alta e nesse post trouxe alternativas que vão te ajudar a fugir da crise do coronavirus.
Recentemente um casal de amigos fez um vídeo no Instagram bem engraçado, falando sobre um assunto sério e atual: A queda na renda que muitas famílias estão tendo que enfrentar por conta do Coronavirus.
Brincadeiras a parte, essa realidade exposta no vídeo tem sido vivida por muita gente nesse período de pandemia. Nossa intenção é dividir algumas ideias pra tentar amenizar os efeitos dessa crise na vida financeira das pessoas.
Antes de qualquer coisa, queríamos dizer que sim, nós acreditamos que a doença é séria e, inclusive já perdemos pessoas próximas a nós, familiares.
Apesar disso, a forma como muitas pessoas levantam uma bandeira indiscriminada de #fiqueemcasa não é, nem de longe, a melhor coisa a se fazer nesse momento.
Pra entender o porquê, é preciso entender um pouquinho de economia, e o quão relacionada com a vida ela está. Vida e economia são intimimente ligadas, uma vez que essas são interdependentes em uma sociedade.
Mas enfim, enquanto estamos à mercê da decisão de pessoas que ocupam os cargos executivos em nosso país e, por decretos, estamos impedidos de sair de casa, o que podemos fazer?
Se a sua situação é diferente, porque você é funcionário público ou por outro motivo qualquer, talvez você não entenda a dificuldade que algumas pessoas estão enfrentando nesse momento,mas ao longo do desse texto talvez fique mais claro.
VENDAS ONLINE
Se você é autônomo e não tem conseguido vender seus produtos para seus clientes, chegou a hora de você enfrentar seus medos quando o assunto é ecommerce.
Por conta dessa Pandemia, surgiram mais de 100 mil negócios digitais e, se você ainda não é um desses, está ficando pra trás.
Abrir uma loja virtual e gerar tráfego pode não ser uma tarefa muito simples, então considere vender através de marketplaces como mercado livre e até mesmo pelo Instagram.
Mais dicas? Leia também…
- Dicas para economizar mais dinheiro
- Programas de viagem para te inspirar
- Dicas práticas de fotografia pra viagem
- Turismo pós coronavirus
REUTILIZE, REINVENTE.
Muitas empresas e negócios estão parados esperando que tudo volte ao normal para voltar a funcionar, mas, sem receitas, você pode não ter como manter um funcionário ou até mesmo não conseguir pagar seu aluguel.
Entenda que, em uma economia, a demanda nunca deixa de existir, mas ela é dinâmica e mutável.
Se no passado você comprava tecidos pra fazer bolsas, avalie se a fabricação de máscaras não seria mais vantajosa pra você.
Procure se reinventar. Ser flexível nesses momentos de crise é o que vai manter seu negócio respirando no longo prazo.
GASTOS DESNECESSÁRIOS.
Um fator de extrema importância é o seu controle orçamentário. Aqueles que não fizeram uma reserva de emergência, agora estão percebendo sua importância. Agora não adianta chorar pelo leite derramado.
Analisar suas contas e fazer cortes no que for possível é essencial para que você se mantenha por mais tempo.
O que você precisa agora é de tempo, assim as coisas se organizam o mínimo e você poderá sair dessa furada, então corte TV por assinatura, compras em Ifood, cerveja, cigarro, tudo aquilo que vá impactar seu orçamento e atrapalhar sua retomada.
Procure opções free para se distrair e foque seus esforços em conseguir uma renda extra.
CONCLUSÃO
Muitas coisas poderiam ser ditas para muitas pessoas dentro das mais diversas realidades, mas a intenção é ajudar alguns de vocês com algumas ideias. No mais, só posso torcer que você tome as melhores decisões nessa crise do coronavirus e que esse momento de luta seja breve.
Mais dicas? Leia também…
O que você achou?