Segundo semestre do ano batendo na porta é impossível não ter vontade viajar para sair um pouco da rotina e se divertir.
Mas, é muito importante se planejar pra isso, principalmente se você tem gastos muito altos, para não fazer das suas férias uma dor de cabeça que vai te perseguir por todo o seu orçamento anual.
Mas, tenho uma boa notícia para você! Se você fizer alguns pequenos esforços na hora de planejar a sua viagem e seu orçamento, você consegue realizar seu sonho em todos os sentidos.
Para conseguir planejar tudo, curtir cada dia e ainda enfrentar a sua volta ao mundo real de uma forma mais tranquila, sem afetar o seu orçamento para pagar suas contas, comece assim:
1º Pague suas contas antes de viajar
Viajar pensando em voltar porque tem contas para pagar nunca é uma boa ideia. Mesmo que sejam poucos dias, apenas para relaxar e sair um pouco da rotina, você não vai conseguir se concentrar o suficiente se estiver na cabeça que você tem dívidas acumuladas e que, aquele dinheiro que você tá gastando poderia ser utilizado para quitá-las.
Além disso, uma viagem mal planejada poderá te fazer ter ainda mais dívidas. Então, para garantir que você vai conseguir aproveitar bem os seus dias de folga, priorize pagar suas dívidas e organizar seu orçamento antes de pensar em viajar.
Com isso, você consegue fazer uns ajustes no seu orçamento que separou para a viagem, ou até mesmo pode pensar melhor em adiar por mais um tempo essas suas férias.
Você pode achar uma atitude chata, mas para o seu atual momento financeiro, poderá ser a decisão mais responsável a ser tomada.
A cada dia de uma dívida pendente, os juros aumentam e, quanto mais tempo você demorar a quitá-la, mais difícil ficará para que você consiga negociá-la com descontos.
2º Planeje-se com antecedência
Você não consegue economizar nem em casa e nem para fazer uma viagem se você não se planejar e se organizar da forma correta.
Por isso, se você deseja fazer uma viagem sozinho ou acompanhado de seus familiares e amigos, a sua prioridade deverá ser planejar um roteiro que tenha tudo a ver com o momento econômico que você está vivendo.
Planeje todos os detalhes da sua viagem com bastante calma e com muito cuidado. Faça os cálculos e estabeleça um teto máximo de gastos antes de comprar suas passagens e reservar sua hospedagem.
Pra isso, use sites como “quanto custa viajar” pra te auxiliar.
Além de tudo isso, quando você se planeja com antecedência, tem tempo pra guardar dinheiro, fazer compras inteligentes pontuando em momentos de bonificação, acumulando milhas, otimizando seus gastos da viagem, permitindo então que você viaje mais pagando menos.
3º Cuidado ao utilizar seu cartão de crédito durante a viagem
O seu cartão de créditos poderá ser um grande aliado durante o seu projeto de viagem, mas também poderá ser o grande vilão na hora de aumentar as suas dívidas.
Ele é muito útil para as situações onde você precisa fazer compras do dia a dia, pontuar com essas compras e fazer uma renda extra com a venda das milhas, por exemplo.
Mas, se você não estiver atento às suas contas e ultrapassar o seu limite de gastos ideal, além de perder o seu cartão de crédito, a sua situação financeira irá sair do controle.
Por isso, é muito importante pensar antes de comprar. Não é porque você vai pontuar que pode usar o cartão de crédito de maneira desenfreada.
Avalie se esse gasto está dentro do seu orçamento, se ele te aproxima ou te afasta do seu objetivo de viajar mais. Fique sempre de olho na fatura do seu cartão acompanhando os seus gastos da semana, isso evita que você perca o controle.
Em casos de viagens internacionais, o uso do cartão pode não ser a melhor opção. É preciso ter a atenção redobrada por conta das taxas de IOF e as taxas de transações exteriores que são sempre cobradas. Isso aumentará a sua fatura no fim do mês e poderá triplicar suas dívidas devido ao câmbio.
Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, das milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Conclusão
Se você conseguir economizar em pequenos detalhes durante o seu planejamento de viagem, você consegue aproveitar ainda mais sem extrapolar seu orçamento e sem contrair ainda mais dívidas quando voltar pra casa.
Você conhece mais alguma dica importante para viajar sem se endividar e sem aumentar ainda mais as dívidas que você já tem? Conta aqui pra gente!
Leia também: