COMO VIAJAR SÓ COM BAGAGEM DE MÃO?

Desde 2018, a Anac fez mudanças nas regras sobre as bagagens despachadas. Essas mudanças acabavam com a franquia gratuita de até 23kg e com isso, muitos viajantes passaram a encontrar estratégias pra viajarem só com a bagagem de mão.

Mas, para algumas pessoas isso é um desafio! Afinal de contas, como colocar tudo o que precisa em uma mala de até 10 kg?

Quer saber como? Vamos te dar algumas dicas para conseguir se organizar e para você levar apenas o necessário para a próxima viagem.

Leia também:

Qual o tamanho da bagagem de mão?

@viajareumprazer

Com o fim do despacho gratuito de malas, várias medidas foram tomadas para que os viajantes não sofressem muito com o impacto da medida. A primeira das medidas foi aumentar o limite de peso das bagagens de mão, que passaram de 5kg para 10kg.

Mesmo permitindo mais 5kg na mala, as companhias aéreas têm dimensões específicas para a mala de bordo. Isso é feito a fim de padronizar o tamanho das malas dos passageiros para que todas caibam igualmente.

A maioria das companhias aéreas permitem malas de mão com medidas de 55cm de altura x 35cm de largura x 25 cm de profundidade. Além da bagagem de mão, cada passageiro também tem direito a um item pessoal (bolsa ou mochila) que será guardado debaixo de sua poltrona. As medidas do item pessoal devem ser de no máximo 35cm x 45cm.

Pra saber como viajar mais usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeirosclique aqui

O que levar na sua mala de mão?

elo-prioritypass-o-que-mudou

Inicialmente, você pode pensar que é impossível colocar tudo que vai precisar na viagem apenas em uma mala de 10 kg. Mas, a verdade é que se você se planejar bem e se organizar conseguirá montar uma mala com tudo o que precisa.

Então, vamos às dicas!

  • Gaste um tempinho em casa na arrumação da mala escolhendo looks  combinem com tudo, aqueles looks coringa como short/calça jeans, blusa branca. Levar peças soltas sem combinação é uma perda de espaço, seja estratégico na escolha das suas roupas.
  • Nos sapatos, o que eu faço é levar 1 chinelo (que se for destino de praia, já é a rasteirinha que uso durante o dia), 1 tênis confortável e bonito pra caminhar, usar nos passeios (esse eu já uso no voo da ida e volta) e 1 sapato mais arrumadinho pra noite como bota ou sandália. Resumindo eu levo sempre 3 calçados, sendo 1, o mais pesado, já vai no pé e sim, repito calçado sim, sem menor problema.
  • Coloque seus produtos de higiene em potinhos para economizar espaço, além disso tire tudo de embalagens e coloque em necessaire. Em viagens internacionais, esses potinhos devem ser transparentes! Esses materiais de higiene eu coloco na mochila e deixo a mala P pra roupa e sapato mesmo.
  • Monte a sua mala de acordo com o clima e da estação do ano que está indo viajar, mas leve 1 look para um clima diferente, vai que a temperatura muda?
  • Além de tudo isso, lave algumas peças na viagem, fazemos isso em praticamente toda viagem.

Antes de ir para o aeroporto, confira o peso da sua bagagem de mão

Imagina ser pego de surpresa pelo molde de mala da companhia aérea e descobrir que sua bagagem não é qualificada como bagagem de mão somente na hora do embarque?

Pode não parecer, mas isso acontece com muita frequência e é uma das maiores reclamações sobre as companhias aéreas desde que mudaram as regras. Caso isso aconteça, você será obrigado a despachar sua mala e será cobrado o valor mais caro, por ter sido uma contratação no aeroporto. Então, para evitar isso o ideal é que você cheque com antecedência o peso da sua bagagem de mão antes de seguir para o seu voo.

Algumas pessoas costumam comprar uma balança, nós temos aquela de mão mesmo, mas você pode simplesmente ir até a farmácia mais próxima e pesar.

Vantagens de viajar com uma bagagem de mão

Viajar apenas com uma bagagem de mão tem inúmeros benefícios. Você não vai precisar perder tempo para despachar a sua bagagem e muito menos ficar esperando ela voltar na esteira quando desembarcar.

Isso poderá tornar sua viagem mais rápida, você pode ir direto ao embarque sem ter que se dirigir até o balcão de check-in, que em alguns casos pode ser distante do local onde você vai embarcar.

Viajando com uma bagagem de mão você não vai precisar se preocupar com a possibilidade dela ser extraviada, além de ser bem mais confortável pra se deslocar.

Pra saber como viajar mais usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeirosclique aqui

Conclusão

E você? Costuma viajar só com bagagem de mão? Nós passamos 10 dias na Suíça, no frio, só com bagagem de mão aplicando tudo isso que acabei de ensinar pra vocês.

Um beijo e até a próxima!