economizar-dinheiro

Economizar dinheiro: conheça 5 ladrões do seu dinheiro!

Se você já pensou em formas de economizar dinheiro. Leia esse artigo e descubra quem são os 5 maiores ladrões que te impedem de economizar dinheiro!

Antes de começar a poupar o seu dinheiro é preciso já ter um objetivo bem definido da sua utilidade. Por exemplo, fechar o mês no azul, conseguir manter uma reserva de emergência, trocar de carro, comprar uma casa ou viajar.

Quanto maior o seu objetivo, mais atenção você deverá ter com seus hábitos! Continue lendo esse artigo até o final para saber como economizar dinheiro e se prevenir desses ladrões de dinheiro.

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Mais dicas? Leia também…

Não esqueça:

1. Cadastro de e commerce

economizar

Esses são os famosos e-mails de lojas que parecem ser tão inocentes, mas que por trás tem um objetivo maligno: te fazer gastar e não economizar dinheiro.

Pode observar, a maioria das vezes que você recebeu um e-mail com alguma promoção (nem era tão boa assim), você acabou comprando algum produto que nem precisava.

Isso porque estamos acostumados a nos beneficiar de promoções sempre, nós não fomos ensinados a economizar, não nos ensinaram educação financeira nas escolas, a nossa cultura é a do consumo.

Nesses casos, você precisa ter uma maturidade maior e se perguntar “eu PRECISO ou eu QUERO esse produto? ”, ou então “eu preciso desse produto AGORA ou posso esperar?”.

Esses e-mails são enviados com o único intuito de te induzir a comprar e para quem está poupando qualquer gasto a mais que não seja de extrema necessidade vai fazer diferença negativa no final.

O que nós estamos tentando te dizer é: não confie no seu autocontrole! Para não receber mais esses e-mails entre no site PROCON e descadastre seu email.

2. Tarifas bancárias, anuidade cartão

nao-pagar-tarifa-banco

Aqui vai outra dica pra você economizar dinheiro. Você sabia que todo banco, privado ou estatal, deve oferecer um pacote básico de serviço de zero custo? Eu juro para você, a norma (resolução de 2008) diz que esse pacote gratuito possui:

  • Até duas transferências de recursos entre contas na mesma instituição (mensal)
  • Fornecimento de cartão com função débito
  • Consultas pela internet
  • Até dois extratos mensais
  • Até quatro saques mensais
  • Fornecimento de até 10 folhas de cheques, mensalmente

A tarifa média que se paga é de R$ 25,00. Esse dinheiro pode até não fazer uma diferença na hora de fechar o mês para você, mas imagine daqui a 5 anos ou 10 quanto dinheiro você poderia ter poupado com a isenção dessas taxas.

Uma outra boa opção são as Contas Eletrônicas, oferecidas por alguns bancos. As contas eletrônicas oferecem ao cliente acesso ilimitado aos serviços, diferente do pacote básico do governo que é bem limitado.

Porém, apenas por via Internet Banking ou autoatendimento. Vale lembrar que cada vez que você precisar se relacionar com uma pessoa fisicamente estará sujeito à cobrança de tarifa extra.

Também é possível negociar a anuidade do seu cartão de crédito, basta ligar para a Central de Atendimento do seu cartão e tentar.

Normalmente, os atendentes concedem, no mínimo, bons descontos para aqueles que insistem bastante.

A isenção do pagamento da anuidade é mais rara de conseguir, elas são liberadas apenas para clientes que possuem altos gastos no cartão ou para quem possui cartões mais exclusivos, como o Premium.

Mais dicas? Leia também…

3. Multa por atraso

economizar-dinheiro

O débito automático é a melhor alternativa para quem esquece constantemente do vencimento das contas e se atola em multas e juros todo mês.

Além de ser uma opção pra economizar dinheiro, é bem prático e cômodo para quem possui uma rotina agitada e não tem tempo de ir as lotéricas.

Para ativar esse serviço é preciso que você acesse a sua conta pelo computador e faça uma busca por “cadastrar débito automático” ou pedir diretamente para a empresa que você está pagando (ex: Vivo, Sky).

Uma vez ativo você não vai precisar mais se preocupar em pagar manualmente cada uma das suas contas, depois de cadastrá-las na sua conta corrente elas serão quitadas na data programada.

Apesar de se uma proposta muito boa você precisa estar atento a detalhes ao cadastrar suas finanças em débito automático, como por exemplo garantir que você tenha sempre saldo em conta no dia do pagamento.

Pode parecer besteira, mas se por acaso não houver saldo positivo no dia programado para o débito automático o banco pode acionar o cheque especial para efetuar o seu pagamento e ele possui um dos juros mais altos atualmente.

Para que isso não aconteça nós te aconselhamos a deixar tolerância de alguns dias.

Ex: se o seu pagamento acontece dia 5 de cada mês, cadastre o débito automático para o dia 9 ou 10, porque é possível que seu salário não seja depositado no dia certo e você tenha que pagar juros ou multas.

Outra dica valiosa é não cadastrar contas com valores muito variáveis como a fatura do cartão.

Se você extrapolar no cartão em algum mês e este valor for debitado da sua conta diretamente, isso pode acabar comprometendo o pagamento de outra pendência também em débito automático.  Então cadastre apenas contas com valores praticamente fixos.

4. Assinatura automática

assinatura-automatica

TV a cabo, netflix, spotify e academia. É bem provável que você tenha assinatura de algum desses programas (ou até de todos) e tudo bem! Nós também temos. O único problema aqui é: seu dinheiro é roubado se você pagar e não usar.

A TV a cabo, por exemplo, você sabia que existem pacotes que contam com mais de 200 canais, mas que incluem quase 20 básicos (aqueles gratuitos), mais os canais em HD e mais os de rádio e áudio?

O somatório desses canais que citei podem chegar a 100, então o valor do pacote que 200 que você paga na verdade equivale à metade de canais.

Ainda é muito conteúdo, mas é válido que o foco aqui é economizar dinheiro e lembrar que pelo menos 50 canais são repetidos, já que quase todos em HD transmitem o mesmo dos canais digitais.

Nós sabemos que todo canal tem seu público-alvo e não é nosso objetivo te fazer desistir da TV a cabo.

Talvez não seja necessário um pacote tão completo assim, uma vez que você não vai desfrutar de todos os conteúdos e existem outros pacotes, mais baratos, com uma quantidade boa de canais.

Outro exemplo muito comum que todo mundo vive cometendo: pagar o plano anual ou semestral da academia e só frequentar algumas poucas vezes.

Se você tem alguma assinatura paga e não usa, cancele agora mesmo! Não vale a pena usar a desculpa “se já tiver pago eu vou me obrigar a ir”, porque isso não vai acontecer!

CURIOSIDADE: nem todos os clientes conhecem os seus direitos quando o assunto é telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet de banda larga. Por exemplo:

  • Viagens: o consumidor pode suspender os serviços de internet, TV por assinatura e telefone fixo a cada 12 meses, de 30 dias a 120 dias.
  • Reajustes de preços: só podem acontecer de 12 em 12 meses e a empresa deve informar, no contrato quanto e no site, qual é o índice utilizado para calcular o reajuste.

5. Empréstimo para familiares

economize-dinheiro

É muito difícil dizer não, nós sabemos disso, porém é preciso analisar friamente a situação antes de aceitar um empréstimo familiar.

Por mais que a nossa intenção seja ajudar, podemos acabar prejudicando a nossa finança e não resolver a dívida do outro.

Todo mundo conhece uma pessoa que emprestou dinheiro para algum familiar que não arcou com o compromisso de pagar. O ditado “amigos, amigos, negócios à parte” surgiu, inclusive, por isso.

Primeira coisa para se lembrar: você não deve se sentir obrigado a emprestar dinheiro para alguém só por ser da sua família.

Às vezes, um desconforto momentâneo por negar o pedido é melhor do que colocar a amizade/relações familiares em risco caso o dinheiro não seja devolvido.

Na vida de casal, o dinheiro não é só seu e o nosso conselho é dividir essa decisão com seu(sua) parceiro(a). Procure não enxergar seu companheiro como um rival caso ele ache melhor não ceder o pedido de empréstimo.

Lembre-se que os sonhos e projetos de vocês podem mudar ou serem adiados dependendo da quantia a ser emprestada.

Caso você concorde em ajudar seu parente, a melhor maneira de prosseguir é deixando registrado de alguma forma, pedir um cheque ou uma nota promissória em garantia.

Deixe bem claro suas condições para a pessoa que você está emprestando. Avalie sua situação financeira para que o valor a ser cedido não te faça falta!

Independente da condição, seja familiar, conhecido, amigo ou não, sempre é difícil cobrar o devedor. Caso chegue a esse ponto, TOME CUIDADO não são raros os casos de brigas familiares por causa de dinheiro.

Algumas dívidas que você não precisa arcar (economizar dinheiro)

onde-juntar-dinheiro

Conhecer o Código de Defesa do Consumidor é um ótimo auxiliar para saber como economizar dinheiro. Nós já citamos lá no começo o direito de poder suspender alguns serviços e também de negociar a anuidade do cartão, além de não pagar tarifas bancárias.

E se nós te disséssemos que ainda existem outros benefícios que poucas pessoas conhecem e pagam se nem saber se devem?

Até o final desse post, nós queremos te provar que além de práticas individuais para poupar dinheiro, há direitos, garantidos por Lei, que são tão desconhecidos que não são exigidos. Continue a leitura.

  • 10% serviços em restaurantes (hábito criado no Brasil):

gorjeta-garcon-economizar-dinheiro

O pagamento da taxa de serviço não é obrigatório. As empresas estão livres para indicar uma cobrança do valor que acharem conveniente ou justo, mas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que garante o modo como essa gorjeta vai ser regulada ou distribuída para os funcionários.

Entrou em vigor, em 2017, a nova Lei das Gorjetas (nª 13.419) que define a gorjeta como um ato “espontâneo” por parte do cliente, mas altera, por exemplo, o porcentual da gorjeta destinado a pagar encargos trabalhistas.

  • Doador de sangue…

doar -sangue

Tem direito a meia entrada em eventos: Garantia válida em apenas nos estados do Paraná (Lei 13.964/2002), Espirito Santo (Lei 737/2004) e o Mato Grosso do Sul (Lei 3844/2010).

Para conseguir esse benefício é preciso ter registro em algum hemocentro e banco de sangue, na hora da compra do ingresso para o cinema/evento é necessário apresentar o documento oficial expedido pela Secretaria de Estado da Saúde (“carteira de doador”).

  • Não é necessário a presença de advogado para pequenas causas…

pequenas-causas

Órgãos do Poder Judiciário, Lei n.º 9.099/95, são um importante meio de acesso à justiça, porque permite que os cidadãos busquem soluções para seus conflitos cotidianos de forma rápida, eficiente e gratuita.

Os juizados especiais são conhecidos por buscar um acordo entre entre as pessoas. Quando não há acordo, o problema passa a ser decidido pelo Juiz.

Pessoas físicas (maiores de 18 anos), microempresas, empresas de Pequeno Porte e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) podem reclamar.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça esses são alguns dos casos mais comuns que podem ser resolvidos nos Juizados Especiais Cíveis:

“- Se você emprestou dinheiro ou bens a alguém e ele não lhe devolveu.

– Bateram no seu carro, moto ou bicicleta e não querem lhe pagar o conserto.

– Se você sofreu ferimentos em acidente de trânsito e não querem lhe pagar as despesas médicas e prejuízos.

– Você comprou alguma mercadoria, mas, ela não lhe foi entregue ou está com defeito e não querem lhe dar outra ou devolver seu dinheiro.

– Se você pagou a uma pessoa ou a uma empresa para lhe fazer um serviço (por exemplo, para consertar um aparelho de televisão, pintar um imóvel, consertar um veículo, etc) e o serviço foi mal feito ou não foi realizado”

  • Idoso pode viajar de graça ou com desconto…

viajar-com-desconto-economizar-dinheiro

De acordo com o Estatuto do Idosos (Lei nº 10.741/03) todo idoso acima de 60 anos e com renda mensal de até dois salários-mínimos conta com gratuidade ou desconto na hora de comprar passagens rodoviárias interestaduais.

Toda empresa deve oferecer duas vagas gratuitas a idosos no veículo e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota.

Carteira do Idoso serve como comprovação para quem não tem um emprego formal ou benefício de seguridade e para sua emissão basta estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Mais dicas? Leia também…

Nosso post sobre economizar dinheiro vai chegando ao fim. Deixe nos comentários as suas dúvidas. Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!