maneiras-de-levar-dinheiro-para-o-exterior

5 maneiras de levar dinheiro para o exterior

Provavelmente você já perdeu dinheiro por conta das taxas e conversões de moedas ao levar dinheiro para o exterior.

Para que você decida qual a melhor forma de levar dinheiro quando for fazer uma viagem internacional, é muito importante que você analise alguns fatores, como: destino de sua viagem, qual a moeda utilizada no país de destino, qual o período de sua viagem e com o que você pretende gastar dinheiro durante a sua viagem.

Existem também outras questões como: hospedagem, transporte e alimentação. Somados aos fatores anteriores, tudo isso poderá influenciar na sua escolha.

E, para que você também aprenda a maneira correta de fazer isso sem perder dinheiro, listamos aqui as 5 maneiras mais utilizadas de levar dinheiro para o exterior.

Quer saber como fazer? Continue a leitura com a gente!

Leia também:

Dinheiro em espécie

DINHEIRO-EM-VIAGEM-INTERNACIONAL

Levar dinheiro em espécie é a forma mais comum de levar dinheiro para o exterior. Se a sua viagem for apenas para um destino e não for muito longa, essa maneira poderá ser de muita valia.

Levando dinheiro em espécie você consegue se organizar melhor, separar a quantia que deverá ser gasta por dia e assim, consegue economizar para não ter gastos além do necessário.

Além disso, o dinheiro em espécie também poderá te salvar com maior facilidade em casos de imprevistos.

Sem contar que com dinheiro em mãos, você fica livre das altas taxas do IOF, que poderão chegar até 6,40%.

Vantagens x Desvantagens

Uma das maiores vantagens ao utilizar dinheiro em espécie é você  ter uma quantia destinada para as emergências e para pequenos gastos.

Assim, você também consegue garantir as menores taxas de câmbio e poderá economizar muito mais.

Como ponto desvantajoso, posso citar a segurança. Se você perder o seu dinheiro, for roubado ou furtado, não haverá como recuperá-lo.

Caso escolha por essa opção, leve a quantia em “doleiras” e evite deixar todo o valor em um só lugar ou com uma só pessoa.

Vale lembrar que nlevar dinheiro em espécie não é recomendado para as viagens mais longas, porque você levará maiores quantias e assim, correrá mais riscos.

Cartão pré-pago

cartao-pre-pago

Os cartões pré-pagos são aqueles cartões de débito recarregáveis. Com eles, você consegue realizar saques em caixas eletrônicos e também poderá utilizar em estabelecimentos com a função “débito”. Além de ser muito prático, é muito mais seguro.

Para recarregá-los é quase como fazer uma recarga de celular, você poderá fazer isso online ou em casas de câmbio antes de viajar. E, se for necessário, alguém também poderá fazer uma recarga em seu nome para o seu cartão.

Um dos cartões pré-pagos mais utilizados em viagens internacionais é o Visa Travel Money que, ao ser recarregado, o valor do câmbio será o correspondente ao da recarga.

Ao realizar uma compra com um cartão pré-pago, será como se estivesse pagando tudo à vista e, será cobrada uma taxa de cerca de 6,40% que corresponde ao IOF. Esta taxa também será aplicada quando for recarregar o seu cartão.

Vantagens x Desvantagens

Você poderá realizar saques sempre que precisar, ou em caso de perda ou roubo do seu cartão é só solicitar o bloqueado imediatamente.

A maior desvantagem de levar dinheiro para o exterior utilizando os cartões pré-pagos são as taxas de 6,40% do IOF, cobradas em qualquer tipo de operação.

Além disso, se fizer saques no exterior, você terá que pagar pelas taxas correspondentes a este tipo de operação, de acordo com a operadora do seu país de destino.

Outra desvantagem dos cartões pré-pagos é o fato de nem todo estabelecimento aceitar pagamentos com este tipo de cartão.

Cartão de débito nacional (brasileiro)

Uma opção muito prática e segura é utilizar um cartão de débito, e se você já tem um, basta entrar em contato com a sua instituição financeira e solicitar a ativação da função de “débito internacional”.

O seu cartão de débito funcionará no exterior da mesma maneira que funciona aqui no Brasil, a única diferença é que você terá que pagar a famosa taxa de 6,40% de IOF.

Além disso, também é necessário que você se mantenha atento às taxas de saque e no valor cobrado pelo câmbio que os bancos costumam cobrar.

Vantagens x Desvantagens

Segurança, evitar perdas, furtos ou roubos, ter a possibilidade de realizar saques quando precisar, além de utilizar a função “débito”, com certeza são as maiores vantagens de utilizar este método para levar o seu dinheiro para o exterior.

Por outro lado, as taxas cobradas por saques e as taxas de IOF em suas compras são algumas desvantagens. Além disso, não se sabe se todos os estabelecimentos que você irá visitar aceitarão o seu cartão de débito.

Por isso, se informe sobre os caixas eletrônicos parceiros do seu banco para poder realizar seus saques.

Cartão de crédito internacional

Essa modalidade é aceita em grande parte dos estabelecimentos pelo mundo, mas como já sabemos, existem as taxas de IOF que precisam ser pagas durante a sua viagem para o exterior.

Ou seja, apesar de ser bastante conveniente também é necessário tomar alguns cuidados com o seu cartão de crédito internacional.

Afinal de contas, é um dos métodos mais caros pra se escolher. Mas mesmo assim desbloqueie seu cartão pra uso no exterior via app, mas o utilize apenas em casos de emergência.

Vantagens x Desvantagens

Esse é um método bastante prático e seguro. Além disso, entre em contato com sua operadora para se informar sobre o acúmulo de milhas aéreas, para que você possa realizar mais viagens internacionais.

E, a maior desvantagem deste método é a cobrança das taxas de IOF durante todas as transações realizadas.

Wise

Se você está planejando realizar uma viagem mais longa, o Wise é a solução ideal para levar dinheiro para o exterior.

Caso você não conheça este método, o Wise nada mais é do que uma plataforma digital onde você consegue realizar transações bancárias de transferência entre bancos brasileiros e do exterior.

Agora, em casos de viagens curtas ou se você não tem uma conta bancária no exterior ou não conheça alguém de confiança que tenha para que você realize as transferências, utilizar o Wise não é muito indicado.

Vantagens x Desvantagens

taxa de IOF é muito inferior aos demais métodos, ela custa apenas 0,38 ou 1,1, caso as transferências ocorram entre bancos com o mesmo titular.

Para as demais transferências, as taxas cobradas são de 2,5%. E, se você tiver um cartão de débito de um banco do exterior, você conseguirá realizar saques pagando taxas ainda menores.

Suas transferências poderão ser feitas online, por meio de boletos bancários ou através do seu cartão de crédito ou débito.

Mas, nem todas as moedas estão disponíveis no Wise, o que é uma grande desvantagem em alguns casos.

E, se isso acontecer, será necessário que você transfira seu dinheiro em euro ou dólar, podendo cambiar somente quando chegar ao país de destino, o que pode sair muito mais caro.

Conclusão

Agora que você já leu sobre as 5 maneiras mais utilizadas de levar o seu dinheiro para o exterior, que tal começar a planejar a sua viagem dos sonhos?

Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, das milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui

Leia também: