seguro-viagem-o-que-é

O que é seguro viagem? É Obrigatório?

Se você tem dúvidas quanto ao seguro viagem, leia esse post que vamos te explicar o que é seguro viagem, vantagens, em quais países é obrigatório, etc.

Viajar o mundo, conhecer mais a fundo a beleza do nosso país e aproveitar cada minuto, é o sonho de muita gente. Mas, assim como tudo na vida, diversão também exige responsabilidade. E, para atender essa demanda, vamos falar de seguro viagem! Mas, o que é seguro viagem? 

Ele, nada mais é, do que uma garantia de retorno financeiro ao segurado (pessoa que contrata o seguro viagem), e uma segurança, caso ocorra algo inesperado como problemas de saúde, extravio de mala e etc.

Existem diversos tipos de pacotes, para todos os destinos, tanto nacionais quanto internacionais, que atendem a todo tipo de público e entender sua importância é muito simples, e eu vou te mostrar.

Se você tem dúvidas quanto ao seguro viagem, leia esse post até o final que vamos te explicar as vantagens, quais países é obrigatório o seguro viagem, como acionar (acionamos em Barcelona, vamos explicar o que tem que ser feito) e ainda vamos indicar qual site conseguir seguro viagem barato!

Então fica com a gente! Falando em barato, aproveite pra ler nosso post sobre destinos baratos para viajar em 2020!

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Entenda a importância do seguro viagem

Imagine que sua viagem já está na metade, várias coisas maravilhosas aconteceram, você conheceu muita gente nova, vários pontos turísticos, comprou tudo o que queria e apreciou as melhores refeições.

Tudo está indo muito bem, até que em um passeio mais radical, você quebra a perna. Ou até em uma situação comum, como descer uma escada, você acaba torcendo o pé.

Em alguns países, o valor de uma consulta chega a custar 5x mais do que custaria no Brasil, sem contar as situações de internação, como acidentes mais graves e etc.

o-que-e-seguro-viagem

Ninguém quer passar por situações assim, mas a verdade é que você precisa estar preparado, caso elas aconteçam.

Tudo bem, nós falamos sobre quedas e quebras de ossos, mas e se o problema for “menor”? Ainda assim, é um problema e precisa de solução, né?

Pois é, fica difícil prever tudo o que pode ocorrer, e aqui nós só falamos de saúde. Outras situações também podem aparecer, como malas extraviadas, problemas odontológicos e de translado, e etc.

É, nesse momento, que o seguro viagem se torna seu melhor amigo! Ele pode ajudar qualquer viajante a aproveitar o passeio com muito mais segurança, e a um preço relativamente baixo (mais ou menos 5% do valor da viagem).

Nós usamos sempre quando viajamos o seguros promo (temos cupom de desconto VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% off), já precisamos acionar em Barcelona e ocorreu tudo bem!

Como funciona o seguro viagem?

Vamos imaginar uma nova situação. Você está em uma cidade muito quente, onde todos os estabelecimentos têm ar condicionado. Qualquer lojinha, por menor que seja, é um gelo por dentro. E, quando você sai, é aquele forno.

Em alguns poucos dias, sua garganta começa a coçar, e ficar meio arranhada. De repente, aquela tosse enjoada, que não te deixa nem dar uma risada normal. E, por fim, depois da dor no corpo e o cansaço, vem aquela febre chatinha.

Agora você precisa de um médico, e possivelmente de remédios, alguns que só são vendidos com prescrição. E aí? O que fazer? Contratando o seguro viagem, você não vai precisar se preocupar, e ainda vai receber seu dinheiro de volta.

o-que-e-seguro-viagem

O seguro viagem (clique!) como já foi dito anteriormente, é uma garantia. Ele funciona de maneira bem simples. Em situações de saúde, ele é um plano de saúde temporário. É igual a um convênio normal. Quando você precisa ir ao médico e tem plano, é só marcar a consulta, sem pagar nada além do que já paga na mensalidade, certo?

Pois é assim que o seguro viagem (clique!) funciona em casos de doença, internação, emergência, consultas, e etc. Tanto para a saúde normal, quanto para a área odontológica.

Já nos casos de acidentes e outros problemas, ele funciona como uma indenização. É bem simples de entender: Se você tem algum problema durante sua viagem e perde alguma coisa, ou é roubado, ou sofre um acidente ou perde a passagem e etc, você é indenizado por isso.

o-que-e-seguro-viagem

Sua funcionalidade é, normalmente, durante os dias que estiverem estipulados no contrato e costumam ser mais utilizado em viagens internacionais, considerando que a maioria dos planos de saúde brasileiros não têm cobertura internacional.

Diferença entre Seguro Viagem e Assistência Viagem

É importante lembrar também, a diferença entre assistência viagem e seguro viagem (clique!). No nome, eles podem ser parecidos, mas na prática, são bastante diferentes:

  • Seguro viagem: Aqui, você pagará todas as despesas médicas, por exemplo, com o seu próprio dinheiro. Depois, você apresentará os comprovantes, e se estiverem dentro do limite estabelecido em contrato com o seguro, você será reembolsado pela seguradora. Nesse caso, você tem a liberdade de escolher onde deseja ser atendido.
  • Assistência viagem: Com a assistência, você não pode escolher o local que será atendido, excluindo os casos de emergência, claro. Quando precisar, você precisará entrar em contato com a seguradora, que te dirá quais locais franqueados estarão disponíveis para atendimento. Diferentemente do seguro viagem, com a assistência, você não é reembolsado, pois é ela quem arca com as despesas que já foram contratadas por você.

Algumas seguradoras vendem os dois serviços em um mesmo pacote, para evitar qualquer tipo de contratempo, te deixando ainda mais prevenido e tranquilo na viagem. No caso da seguros promo o pacote que você fechar é assistência viagem e seguro viagem junto!

Vale a pena contratar?

Muitas pessoas, ao buscarem por economia, acabam optando por não contratar o seguro viagem. Mas muito mais importante do que olhar para o orçamento agora, é entender o que ele pode significar no futuro.

Como já foi dito aqui, consultas médicas são muito caras em alguns países, e a maioria deles nem atende estrangeiros de maneira gratuita.

o-que-e-seguro-viagem

O valor pago pelo seguro viagem pode variar em muitos aspectos, mas com certeza custará muito menos do que arcar com todas as despesas que um imprevisto pode acontecer com você.

Então, agora que você já sabe da importância desse pequeno investimento, vamos falar sobre as formas de contratação.

O que meu seguro viagem cobre?

Cada pessoa apresentará uma necessidade, e o seguro viagem poderá ser contratado através de muitas maneiras, como cartões de crédito, empresas de turismo, no momento da compra da passagem, e etc.

Mas, se você quiser uma empresa confiável para a sua viagem, e ainda melhor, com desconto, indicamos a seguros promo! Além de ganhar 5% com nosso cupom, se você pagar no boleto ainda ganha mais 5% de desconto!

o-que-e-seguro-viagem

O seguro viagem básico é aquele que apresenta um valor menor em relação aos outros (podendo variar entre as empresas), não cobrirá problemas relacionados a esportes radicais, por exemplo.

Por isso, é fundamental que você seja muito específico ao contratar o serviço, e diga o máximo de informações, o país de destino, as atividades que deseja participar (ski, mergulho, escalada, snowboarding e etc), e suas informações possíveis.

Isso é importante porque mulheres grávidas e adultos maiores de 70 anos apresentam necessidades diferentes, e consequentemente, demandam valores diferentes. Todas as informações estarão na apólice do seu seguro que você receberá por email!

Veja na imagem abaixo da simulação no site da seguros promo que acima de 69 anos o valor já aumenta para R$ 169,07.

seguros-promo-e-confiavel

Você também pode acrescentar outros serviços, como seguro para aparelhos eletrônicos (câmeras, celulares), e outras atividades. Quem decide o limite, é você e sua disponibilidade financeira.

Em quais países é obrigatório? O que é o Tratado de Schengen?

Ah, e também é muito importante saber quais são as necessidades e requisitos de cada país. Por exemplo, se sua viagem é para Europa, você não tem opção de contratar ou não o seguro viagem, porque sem ele, você não tem acesso.

São quase 30 países, incluindo todos os participantes da União Européia (com exceção do Reino Unido e da Irlanda), mais 4 países que não fazem parte (Suíça, Noruega, Islândia e Listenstaine), assinantes do acordo de Schengen.

Esse acordo permite que ocorra a circulação livre de pessoas dentro dos países citados, desde que essas pessoas estejam sempre portando um documento legal de identificação.

seguro-viagem-o-que-e
Em Singapura com seguro viagem 😉

No caso dos brasileiros, estando como turistas, e por no máximo 90 dias, o visto não é necessário.

Mas para que ocorra a circulação entre os países sem nenhum problema, é preciso portar o documento, como carteira de identidade e ter contratado um seguro viagem com cobertura de, no mínimo, 30.000 Euros ou o valor equivalente em Dólar.

Todas as opções da seguros promo para a Europa (coloque no campo “destino” Europa) se enquadram nos requisitos exigidos pelo tratado de Schengen.

Esse seguro é conhecido também como seguro Schengen. Ele não é emitido em forma de certificado, nem de carta.

Você poderá apresentá-lo à imigração do país que estiver entrando em forma de apólice, basta imprimir sua apólice que você receberá por email e levar consigo!

Documentos para transitar nos países do Tratado de Schengen

Além do seguro, também é importante conhecer os documentos e as regras para transitar por esses países, como:

  • Passagens aéreas garantidas de ida e volta
  • Passaporte com validade superior a 6 meses
  • Comprovante de hospedagem (esse quesito dependerá muito de cada país)
  • Seguro viagem (clique!)
  • Entender a importância do prazo de 90 dias: Quando você vai embora de qualquer um dos países envolvidos, você não perde a contagem dos 90 dias. Cada ciclo se renova em 180 dias, e nesse ciclo, você só pode estar 90 dias. Então, se você passou 90 dias ali, precisará esperar mais 90 para retornar, entendeu?

É importante lembrar também que os dias não precisam ser corridos, você pode entrar e sair dos países, só contarão os dias que você esteve lá, de fato.

Países participantes do acordo: Polônia, Itália, Estônia, Alemanha, Letônia, Portugal, Finlândia, Austrália, França, Lituânia, República Checa, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Grécia, Listenstaine, Eslováquia, Holanda, Suíça, Luxemburgo, Hungria, Malta, Eslovênia, Islândia, Noruega e Espanha.

Vantagens do seguro viagem!

Como você já sabe, cada pessoa necessita de uma cobertura específica do seguro viagem, mas além das emergências, urgências médicas e extravios de bagagem, o seguro pode ser seu grande aliado também em outros serviços, como:

  • Seguro em casos como cancelamento ou interrupção da viagem, em caso de emergência médica
  • Atendimento, tanto médico quanto odontológico, 24 horas por dia
  • Visita hospitalar ao segurado
  • Despesas com remédios
  • Hospedagem após ocorrer a alta hospitalar
  • Remarcação de datas de passagem para regresso
  • Repatriação médica e também funerária, quando necessário
  • Despesas jurídicas
  • Pagamento antecipado de fiança
  • etc

Tudo o que você precisa, é apresentar seu número de contrato, e manter sempre por perto os telefones de acesso, em caso de emergência. Viu? São tantas vantagens, que não caberia tudo em só post!

Seguros promo é confiável? Precisei acionar e agora?

Pois é, depois de tantas vantagens, seria impossível não procurar por um bom serviço de seguro de viagem (clique!) E, é claro, com tantas possibilidades por aí, você vai encontrar inúmeras opções, mas antes, dá uma conferida na facilidade do seguros promo.

Todo mundo sabe que planejar uma viagem, exige organização. Até a viagem mais corrida, de última hora, precisa de planejamento. Por isso, a gente indica a seguros promo pra vocês! Ao invés de você começar a pesquisar agora sobre todas as opções que existem sobre seguro viagem, e empresas, e serviços e etc, que tal deixar nas mãos da Seguros Promo?

Você só precisa seguir alguns passos, bem simples:

  • Acesse o site da Seguros Promo
  • Escolha seu destino (América do Sul, Brasil, América Central, América do Norte, Oriente Médio, Oceania, Europa, Ásia, África ou até mesmo marítimo)
  • Escolha a data de ida e a data de retorno
  • Clique em pesquisar

seguros-promo-e-confiavel

Pronto! A Seguros Promo vai te mostrar uma cotação com todas as seguradoras, já pesquisadas, e com todos os serviços que elas têm a oferecer.

Além disso, eles ainda mostram qual é a empresa com o melhor custo x benefício, e de uma maneira geral, apresentam preços bem menores do que as seguradoras pesquisadas diretamente nos mecanismos de busca.

seguros-promo-e-confiavel

Resumindo, a gente sempre usa a Seguro Promo e facilita demais a pesquisa!

Depois disso, eles vão te enviar um email com a apólice do seu seguro, que consta todas as informações do seu pacote adquirido, essa apólice que você vai colocar sempre na sua bolsa junto ao passaporte!

seguros-promo-e-confiavel

Precisei acionar e agora?

Caso precise acionar, pegue a apólice e ligue para o telefone do país onde você está (na apólice tem tudo isso) para receber instruções da sua seguradora sobre a sugestão de hospital pra você receber atendimento.

Caso não consiga ligar, provavelmente escolherá um hospital mais próximo do seu hotel que poderá ser hospital que trabalha com o ressarcimento, então provavelmente você terá que pagar a consulta/atendimento e depois solicitar o reembolso, então não esqueça de pegar o recibo do pagamento!

Ao chegar no Brasil, entre em contato com a segurospromo via email ou whats que eles te passam todas as informações necessárias. Foi o que aconteceu com a gente em Barcelona.

Nosso post vai chegando ao fim. Qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários que teremos o prazer em responder.

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!