Durante as conversas com familiares e amigos, provavelmente vocês já encontraram com aquelas pessoas que preferem viajar por conta própria ao invés de contratar um pacote de viagem. E, na grande maioria dos casos, essa pessoa sempre diz que economiza muito mais optando por este método.
Existem também aqueles viajantes mais tradicionais, que gostam de viajar e não se preocupar com nada, muito menos com o roteiro da sua viagem. E por isso, acabam optando por contratar um pacote de viagem.
É muito importante lembrar que quando escolhemos viajar por conta própria ou viajar por conta das agências de turismo, isso diz muito a respeito do tipo de turista que somos.
Quando a gente viaja por conta própria, temos todo aquele frenesi de organizar a viagem, os roteiros e sem tudo isso nada teria tanta graça.
E, quando compramos um pacote de viagem através de uma agência, o que mais ele deseja ter tudo pronto, desde as passagens de avião até as reservas do hotel, porque ele não quer perder tempo com toda a “parte burocrática”.
E é sobre essa diferença que vamos falar no artigo de hoje, pra você, vale mais a pena contratar um pacote de viagem ou viajar por conta própria?
Descubra como funciona tudo isso a seguir.
Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Leia também:
- Hotéis pra lua de mel em Alagoas
- Hotéis a beira mar em Porto seguro
- Fernando de Noronha: praia, roteiro e hoteis
Viajando com um pacote de viagem
Para que você entenda melhor, um pacote de viagem é nada mais nada menos que, ir até uma agência de viagens ou pesquisar pela internet e adquirir um combo para o destino escolhido. Este combo inclui: hospedagem, passagens aéreas e, em alguns casos, transfer e passeios.
Assim que você escolhe o destino desejado, a empresa fica responsável por preparar tudo para você.
Os valores de um pacote de viagem costumam ser bem interessantes, porque as empresas estabelecem acordos com as redes de hotéis e companhias aéreas, fretando voos e reservando apartamentos. Tudo isso faz com que o pacote saia por um preço bastante atrativo para o cliente.
Pacote de viagem: vantagens
A primeira e maior vantagem de todas ao se adquirir um pacote de viagem é que você não terá nenhuma dor de cabeça para preparar a sua viagem, isso tudo fica por conta da agência de viagens.
Se o transfer não estiver incluso no pacote, este será o seu único trabalho. Caso contrário, você poderá relaxar e só curtir os seus dias de glória.
Outra grande vantagem de se adquirir um pacote de viagem, é a possibilidade de parcelar tudo em até 12x e, mesmo assim, continuar com um valor atrativo, como dissemos anteriormente.
Por último, mas não menos importante, contratar um pacote de viagem possibilita ao turista a vantagem de ter um Guia Turístico sempre à disposição. Isso inclui cuidar dos seus pertences pessoais quando você precisar.
Pacote de viagem: desvantagens
A primeira desvantagem de se contratar um pacote de viagem são os horários dos voos, uma vez que estes são fretados.
Na grande maioria dos casos, os voos costumam sair de madrugada. Além disso, se o pacote incluir o transfer, você terá que esperar os demais viajantes estarem prontos para partir, o que pode tornar tudo mais cansativo por ser um processo demorado.
O transfer costuma ser um ônibus que para de hotel em hotel para deixar os demais viajantes.
As agências de viagem costumam oferecer os melhores passeios no primeiro dia de viagem, fazendo com que os turistas fiquem empolgados e acabem fechando o negócio sem ao menos pesquisar mais sobre valores ou outros lugares mais atrativos para conhecer.
Muitas vezes, você acaba gastando muito mais sem perceber e não aproveita tanto as atrações por conta das limitações de horários.
Outra desvantagem é a falta de liberdade que os turistas acabam tendo. Isso porque, ao contratar um pacote de viagem, os passeios que irão ser feitos já estão definidos, os restaurantes que você irá frequentar também, até s barraquinhas na praia e os banheiros são a agência de viagens que escolhe.
Isso faz com que o turista perca sua liberdade de conhecer outros lugares. Por fim, outra desvantagem do pacote de viagens é que a seleção de hotéis geralmente é limitada.
Viajar por conta própria
Viajar por conta própria é você organizar planejar sua viagem por conta própria desde o início.
Isso incluiu cuidar de cada detalhe, desde as pesquisas até fazer as reservas do hotel e das passagens aéreas. Além disso, viajando por conta própria é você quem monta o seu roteiro de viagem, incluindo todos os passeios, lugares que vai sair para comer, atrações, transportes e lugares que deseja conhecer.
Viajar por conta própria: desvantagens
Para planejar uma viagem desde o início, é necessário ter dedicação e tudo demanda tempo. São horas e mais horas de pesquisas em diversos sites e, também corre o risco das coisas não saírem como o planejado, o que demanda disposição e paciência para lidar com todos os imprevistos.
Por conta disso, não recomendamos viajar por conta própria para países onde a comunicação é difícil por conta do idioma ou cultura é muito distinta.
É mais seguro viajar por conta própria dentro do território nacional de início, e para viajar para fora, recomendamos contratar um pacote de viagem, pelo menos até você estar mais habituado a planejar tudo.
Por fim, viajar por conta própria demanda muita atenção, uma vez que, qualquer erro, por mínimo que seja, pode resultar em perdas financeiras consideráveis.
Viajar por conta própria: vantagens
A palavra-chave da viagem por conta própria é: LIBERDADE. Optando por isso, você terá a liberdade de escolher o seu destino, sua hospedagem, os horários do seu voo, os locais que deseja conhecer e onde irá fazer as suas refeições.
Além disso, existem outras vantagens que podem ser listadas. Falaremos delas abaixo:
Economia
Com exceção dos locais onde só da para viajar se contratar um pacote de viagem, é possível economizar bastante dinheiro viajando por conta própria.
Isso acontece porque nos preços cobrados pelas agências já estão incluídos os valores de todos os serviços. E, quando viajamos por conta própria, conseguimos pesquisar melhor e buscar opções mais econômicas.
Outra vantagem da viagem por conta própria é que assim, você terá acesso a mais hotéis do que teria caso contratasse um pacote de viagem em uma agência.
Roteiro não engessado
Imagine que você está viajando pela Europa e está em Lisboa por 3 dias, aí chove muito nos dois primeiros e no terceiro o sol se abre. Aí bate aquela vontade de ficar mais um pouco.
Viajando por conta própria é mais fácil mudar o roteiro.
Outra vantagem de viajar por conta própria é que podemos escolher os passeios que queremos fazer, tudo bem que viajando com um pacote de viagem, você pode simplesmente ficar no hotel. Porém não faz sentido, já que aquele passeio já foi pago.
Sempre vai ter um custo, que dependendo de como a reserva foi feita pode ser zero ou mínimo. Estas mudanças são complicadas quando envolvem voos, mas caso contrário é fácil. Permita-se mudar de ideia nas viagens e somente relaxar.
Experiência personalizada
O turista que decide viajar por conta própria também consegue desfrutar melhor os pontos turísticos do local escolhido. Não tem a necessidade de esperar pelo transfer ou depender de outros amigos que não estão muito afim de passear.
Além disso, essa experiência também permite ao turista viajar antes mesmo de entrar no avião. Isso por conta das pesquisas em blogs e sites de viagem, para conhecer melhor o destino, os pontos turísticos, os melhores programas e também analisar as avaliações feitas por outros turistas para saber se realmente vale a pena ou não.
Isso faz com que a experiência seja única e te faz viajar muito mais preparado.
E aí, gostou de saber das vantagens e dos benefícios de viajar por conta própria e quer aprender como começar a se planejar?
Pra saber como viajar mais e enriquecer usando o poder do planejamento, milhas aéreas e dos investimentos financeiros, clique aqui
Conclusão (Pacote de viagem)
Afinal de contas, é mais vantajoso viajar com um pacote de viagem ou viajar por conta própria?
A resposta para esse tipo de pergunta depende muito do tipo de viajante que você é, como já foi dito aqui.
Para aqueles que prezam conforto e segurança, o pacote de viagem é a saída ideal. E para quem gosta da liberdade, viajar por conta própria é o ideal.
De qualquer forma, pesquise antes de viajar, independente da forma que escolher. Isso faz com que a sua viagem seja mais completa e mais rica.
E por fim, a maneira como será sua viagem irá depender do seu orçamento, dos seus objetivos e da sua personalidade de viajante.
Esperamos que você aproveite bem as nossas dicas, tenha uma boa viagem e até a próxima!
Leia também: