Pontos Turísticos em Lisboa-Portugal

Lisboa é cheio de lugares lindos para passear e desbravar. Por isso, nesse post vamos falar sobre os principais pontos turísticos de Lisboa. São mais de 10 opções de passeios em Lisboa! Fique por aí e leia esse post até o final para você aproveitar ainda mais seus dias em Lisboa!

Aproveite pra ler nosso post sobre a vida noturna em Lisboa, fizemos um post exclusivo! Acompanhe nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e aproveite para conhecer nosso canal!


Não esqueça:

Pontos turísticos em Lisboa

1. Torre de Belém

pontos-turisticos-em-lisboa
Torre de Belém @viajareumprazer

Cartão postal da cidade, a Torre de Belém, localizada às margens do Rio Tejo, já serviu para inúmeras funções, como, por exemplo: forte, alfândega, farol e até prisão.

pontos-turisticos-em-lisboa
Torre de Belém @viajareumprazer

A vista é incrível e se você quiser economizar, pode ir no primeiro domingo de cada mês, onde a entrada é gratuita. Você pode visitar a Torre de Belém de terça-feira a domingo.

O horário varia, 10h às 17h30 entre outubro e abril. Já entre os meses de maio e setembro, funciona de 10h às 18h30.

2. Mosteiro dos Jerônimos (pontos turísticos em Lisboa)

pontos-turisticos-em-lisboa
Lindo Mosteiro dos Jerônimos @viajareumprazer

Localizado também no bairro de Belém, esse monumento foi construído em 1502, refletindo toda a riqueza do séc XVI de Portugal. A construção é simplesmente maravilhosa, sendo um dos grandes símbolos do estilo Manuelino.

Mesmo que muitos pensem que sim, a visita não vale apenas para que você contemple a arquitetura, mas também para conhecer os túmulos de portugueses, como Camões, por exemplo.

pontos-turisticos-em-lisboa
Lindo Mosteiro dos Jerônimos @viajareumprazer

Você pode visitar o Mosteiro dos Jerônimos de terça-feira a domingo. O horário varia, 10h às 17h30 entre outubro e abril. Já entre os meses de maio e setembro, funciona de 10h às 18h30.

3. Padrão dos Descobrimentos (pontos turísticos em Lisboa)

pontos-turisticos-em-lisboa
Padrão dos Descobrimentos @viajareumprazer

Esse monumento foi um dos mais lindos que vimos em Lisboa. O padrão dos Descobrimentos homenageia a época em que o país era responsável por desbravar novas rotas pelos oceanos.

O monumento tem a forma de uma caravela e o navegador está na proa, com uma caravela na mão direita e um mapa na esquerda.

Rio Tejo perto do padrão dos descobrimentos @viajareumprazer

Nas duas filas de cada lado do monumento estão as estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos entre os quais navegadores, guerreiros, frades, cientistas.

Aqui também era local de onde as caravelas portuguesas partiam para o Novo Mundo. Caso queira subir no monumento é necessário pagar 5 euros (compra na hora) e a subida é feita de elevador.

4. Praça do Comércio (pontos turísticos em Lisboa)

pontos-turisticos-em-lisboa
Linda Praça do Comércio @viajareumprazer

A Praça do Comércio, antigo Terreiro do Paço, é a praça mais famosa da Baixa de Lisboa e a praça mais linda que conhecemos nessa eurotrip! Ela é super ampla, cheia de restaurantes ao redor (a noite fica lindo também!) e bem ás margens do Rio Tejo.

pontos-turisticos-em-lisboa
Praça do Comércio @viajareumprazer

É considerada um símbolo histórico do poder político de Portugal e bem do lado norte da praça, encontra-se o Arco Triunfal da Rua Augusta, a entrada para a Baixa. Nós subimos no Arco e a vista é deslumbrante! Vou falar no próximo tópico.

5. Arco da Augusta (pontos turísticos em Lisboa)

Arco da Augusta lá de cima @viajareumprazer

Um dos cartões-postais mais famosos da cidade, o Arco da Augusta recebe centenas de turistas todos os dias. O nome do arco é devido a sua localização, que fica na Rua Augusta.

Para subir basta pagar 3 euros e pegar um elevador. Nós compramos antecipado pelo Get Your Guide e foi super tranquilo. Lá no topo a vista é incrível!

Outro ângulo da vista do Arco da Augusta @viajareumprazer

Vale muito a pena subir. A dica é pegar um dos primeiros horários (nós fomos às 9h) ou próximo ao pôr do sol, que deve ser lindo também.

pontos-turisticos-em-lisboa
@viajareumprazer

No topo do Arco é possível ler em latim uma frase que significa ”Às virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas” remetendo à grandiosidade do povo português e seus descobrimentos.

6. Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira @viajareumprazer

São mais de 20 restaurantes de cheffs da cozinha portuguesa, bares, além de espaço para aulas de gastronomia. Quando fomos lá, estava rolando uma aula ao vivo, muito show!

O Mercado da Ribeira é parada obrigatória em Lisboa. Ele é dividido em um espaço de venda de flores e produtos de jardinagem, uma área de venda de carne, peixes e a parte dos restaurantes.

Mercado da Ribeira @viajareumprazer

Também é chamado de Time out Market, pois dentro do mercado há lojas de artigos de cozinha com traços típicos portugueses que pertencem a revista Time Out.

Aqui você vai experimentar a tradicional culinária portuguesa de uma forma muito autêntica e moderna, além de conhecer um dos espaços mais tradicionais, históricos e típicos da cidade.

Mercado da Ribeira @viajareumprazer

Nós provamos os famosos bolinhos de bacalhau e estavam divinos!!!! Macios, saborosos e ainda vinha com um azeite pra você adicionar!

Deliciosos bolinhos de bacalhau @viajareumprazer

Simplesmente maravilhoso! Provamos também a famosa Imperial, uma cerveja típica de Lisboa, super suave e saborosa. Funcionamento de segunda a sábado das 6h as 14h.

7. Castelo de São Jorge (pontos turísticos em Lisboa)

Castelo de São Jorge @viajareumprazer

O imponente Castelo de São Jorge foi construído no século XI com a finalidade de proteger a cidade dos romanos e de lá de cima você avista uma boa parte da cidade de Lisboa.

A belíssima construção fica em uma área alta de Lisboa, desde a qual se tem uma vista espetacular da cidade. No interior do castelo você caminha por lindas muralhas e se sente verdadeiramente na época!

Castelo de São Jorge @viajareumprazer

No total são 11 torres para você explorar. Visitamos esse lindo Castelo logo cedo. Ele ficava a uns 400m do nosso airbnb no bairro Alfama.

Castelo de São Jorge @viajareumprazer

Compramos o ingresso antecipado pelo Site oficial para evitarmos fila e a dica é aproveitar para provar o bolinho de bacalhau com queijo serra da estrela que fica bem na entrada do Castelo, é delicioso!!

8. Elevador de Santa Justa

Foto: jornaleconomico

O elevador de Santa Justa possui 45 metros e foi construído por volta de 1902. Além de ponto turístico, também é usado como forma de deslocamento entre a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo na Baixa de Lisboa.

9. Miradouro de Santa Luzia

Miradouro Santa Luzia @viajareumprazer

O miradouro de Santa Luzia possui uma linda vista do bairro Alfama e do rio Tejo. Os típicos azulejos portugueses, que ficam no miradouro, mostram a Praça do Comércio, antes do terramoto de 1755 e a batalha de conquista da cidade de Lisboa pelos cristãos.

pontos-turisticos-em-lisboa
Miradouro Santa Luzia @viajareumprazer

Para contemplar toda essa beleza, não é necessário pagar, o passeio grátis, e ele fica bem no caminho para o Castelo de São Jorge, é só continuar a subir a ladeirinha.

10. Bairro Alfama

pontos-turisticos-em-lisboa
Bairro Alfama @viajareumprazer

O Bairro Alfama é um dos bairros mais antigos e tradicionais de toda a cidade. Devido à grande influência muçulmana (dos Mouros), você consegue observar as características árabe nas vielas.

As ruazinhas estreitas, casas simples com roupas penduradas nos varais, pequenos restaurantes e casas de fado, fazem o bairro Alfama mais fofo ainda.

Bairro Alfama @viajareumprazer

Uma curiosidade é que a palavra Alfamaal-hamma” significa “banho”, isso porque a região era conhecida como zona de banhos quentes.

Uma das atrações do bairro é o Elétrico 28! O bonde não foi modernizado, então possui características originais e faz uma rota turística, então se assuste se encontrá-lo cheio, rs.

pontos-turisticos-em-lisboa
Bairro Alfama @viajareumprazer

Outra atração do bairro Alfama é a conhecida Feira da Ladra que é um pequeno mercado de rua onde você encontra de tudo, em especial antiguidades. Funciona às terças e sábados das 10h às 16h, mais ou menos.

pontos-turisticos-em-lisboa
Bairro Alfama @viajareumprazer

Passe um dia no bairro Alfama e aproveite para conhecer: Castelo de São Jorge, Sé de Lisboa, miradouros de Santa Luzia e Porta do Sol e não podia faltar o museu do Fado, que é um estilo da música tradicional portuguesa, um símbolo do país, que você vai ouvir bastante durante as andanças por Lisboa.

11. Bairro do Chiado

pontos-turisticos-em-lisboa-chiado
Nas ruas do bairro do Chiado@viajareumprazer

O bairro do Chiado é super charmoso, tradicional e cheio de menções de artistas, poetas, escritores. A Livraria Bertrand, aberta desde 1732, é um dos pontos que atrai os turistas para o local.

Nas ruas do bairro do Chiado@viajareumprazer

Além disso, abriga cafés, teatros, galerias, lojas e o centenário Café à Brasileira com a famosa estátua de Fernando Pessoa fica na Rua Garret. 

Estávamos próximos a Praça do Comércio e decidimos visitar o Chiado. Para subirmos até a Praça Luis de Camões, uma das principais do bairro, pegamos um bonde super fofo. Valor 3,80 euros pra subir.

Bonde para subir o Chiado @viajareumprazer

12. Convento do Carmo

Convento do Carmo. Foto: portugaldenorteaosul

A igreja do Carmo fica no bairro do Chiado, bem próximo do Elevador de Santa Justa. O convento possui uma arquitetura super gótica e, após a sua parcial destruição no terremoto de 1755, hoje as ruínas abrigam o Museu arqueológico do Carmo.

O museu arqueológico do Carmo possui um acervo peças de valor histórico, arqueológico, artefatos romanos,  cerâmicas e azulejos, além dos túmulos do rei D. Fernando I e de D. Fernando Sanches.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 18h. Nos meses de verão o horário de funcionamento é das 10h às 19h. Valor: 4 euros. Site oficial

13. Catedral da Sé de Lisboa

pontos-turisticos-em-lisboa
Igreja da Sé mais o Bonde @viajareumprazer

A linda Catedral da Sé de Lisboa é uma construção datada do século XII e possui uma arquitetura super romântica.

Além de ser um dos monumentos mais antigos da cidade, no seu interior há o claustro onde você encontra restos romanos, árabes e medievais.

A entrada na Sé de Lisboa é gratuita, mas a visita ao claustro e ao tesouro é paga (2,50 euros).

14. Oceanário de Lisboa

Foto: oceanario

O Oceanário de Lisboa é uma das atrações mais visitadas de Lisboa. Ele reúne 8 mil animais de cerca de 500 espécies diferentes. Funcionamento:No inverno, das 10h às 19h, e no verão das 10h às 20h (última entrada sempre 1h antes do fechamento).

O ingresso custa 14 euros sendo gratuito pra crianças de até 3 anos e 9 euros para crianças de 4 a 12 e idosos e idosos acima de 65 anos.  Site oficial

15. Museu do Chiado

Foto: lisboaconvida

No museu do chiado você encontra arte portuguesa datadas de 1950 a 1950 dos artistas Amadeo de Souza-Cardoso, Columbano Bordallo Pinheiro, Fernando Lanhas, entre outros. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada custa 4.50 euros e é gratuita aos primeiros domingos de cada mês.Site oficial

16. Museu do fado

Foto: insidelisbon

O fado é um estilo musical super característico de Portugal. Você consegue ouvir um bom fado nos becos do bairro Alfama, nos restaurantes que oferecem jantar e um show de fado.

Foto: feriasemportugal

Museu do Fado expõe um conteúdo único de cantores, compositores e outros artistas, o objetivo principal do museu é prestar homenagem a todos aqueles que fizeram do fado o que é hoje. Entrada 5 euros, aberto de terça-feira a Domingo das 10H00 às 18H00. Site oficial

Obrigada por ter lido até aqui! Espero que tenha aproveitado nossas dicas! Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e aproveite para conhecer nosso canal! Boa Viagem!

Nosso post sobre os pontos turísticos em Lisboa vai chegando ao fim, snif! Qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários que teremos o prazer em responder. Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Indicamos:

A seguir vamos deixar as empresas que já utilizamos e, por isso, indicamos. Só indicamos pra vocês o que a gente aprova, e fechando com nosso link você ajuda muito nosso trabalho e até ganha um descontinho, que nunca é demais né? Beijos e Boa viagem!

    1. Para pacotes de viagem: Hotel Urbano
    2. Seguro viagem: Use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% off na segurospromo
    3. Pesquise suas passagens aéreas com até 35% de desconto: passagenspromo
    4. Passeios: Get Your Guide
    5. Transfer e passeios pelo nordeste: Costa Azul Use nosso cupom e ganhe 15% off EUMPRAZER
    6. Chip Internacional: easysim4u
    7. Airbnb: no link você ganha até 179,00 em desconto na sua 1° reserva
    8. Passeios: Use nosso cupom EUMPRAZER e ganhe 10% off na Luck Receptivo
    9. Aluguel de carro: Rentcars
    10. Aprender a falar inglês (nesse link você ganha 30% off): Open English
    11. Hospedagem: Booking
    12. Aluguel de malas: Use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER e ganhe 5% no Getmalas!
    13. Passeio de buggy em Jericoacoara com @dimasjeri_oficial (88-98142-3076). Fale que viu a indicação na nossa página e ganhe 20% off
    14. Moda Praia Ateliê To Zen. Use nosso CUPOM VIAJAREUMPRAZER 10% off
    15. Passeios em Porto de Galinhas e região: Fale que viu aqui no VEP e ganhe 10% off. Tel: 81 99685-2737 ou pelo instagram @omelhorpasseiodebuggy falar com Camila.
    16. Passeio de Paramotor com Sérgio Voador em Porto de Galinhas: fale que viu aqui e ganhe 10% off. tel: 81-99481-3949 ou 81- 99163-9336 ou pelo instagram @sergiovoador
    17. Fotos aquáticas lindas com o Meu Dome, use nosso CUPOM VIAJAREUMPRAZER e ganhe 5% off.
    18. Passeios em Manaus com a Iguana Tour, nossos seguidores têm 5% OFF, basta avisar que viu a indicação aqui!
    19. Passeios em Canoa Quebrada, nossos seguidores tem 10%OFF nos passeios com a Arriégua Adventure!