turismo-pos-coronavirus

Turismo pós-coronavírus: Como vai ser?

Nós, amantes de viagem, estamos desanimados achando que nossos planos de 2020 foram frustrados e ansiosos para saber como será o turismo pós coronavírus.

CALMA, nem tudo está perdido ainda, a melhor coisa para se fazer agora é respeitar as recomendações oficiais com muita cautela, porque nada é eterno. Logo logo estaremos na nossa rotina normal.

Hoje nós queremos acalentar seu coração respondendo algumas perguntas sobre tempo estimado para voltar a viajar, possíveis destinos e como fazer isso após a pandemia. Se esse assunto te interessa, leia esse artigo para se informar.

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Leia também…

Não esqueça:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO MUNDIAL (Turismo pós-Coronavírus)

pra-onde-viajar-apos-coronavirus

Já sabemos que o setor de turismo foi um dos mais impactados do que qualquer outro setor da economia mundial. Segundo previsão da Organização Mundial de Turismo (OMT),  o Turismo em geral pode demorar de cinco a sete anos para recuperar as perdas de 2020.

Somente as empresas aéreas já projetam uma perda de US$ 252 bilhões em 2020, segundo a IATA são US$ 39 bilhões de bilhetes comprados e não voados que são responsabilidade das companhias (fonte: Panrotas).

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), na semana de 23 de março de 2020, as empresas associadas já apresentaram uma redução de 75% na demanda nacional e de 95% na internacional em relação a igual período de 2019.

O MTur apoia a campanha “Não cancele, remarque” e incentiva o adiantamento de roteiros turísticos. Essa é uma forma de contribuir com o setor de turismo, diminuindo os impactos da crise, para manter o emprego de milhões de pessoas que trabalham com essa área.


Seguros Promo

Algumas dicas sobre remarcação de viagens:

  • O consumidor pode remarcar, sem custos adicionais, as viagens previstas para os próximos 60 dias, levando em conta fatores como destino, temporada, tarifas de passagens, hotéis e pacotes turísticos.
  • A plataforma consumidor.gov.br é uma espécie  de  “câmara   de  conciliação  virtual” em que  questões como remarcações de viagens  podem ser solucionadas de maneira justa, rápida e adequada ao consumidor e também as empresas.
  • Ficarão isentos da cobrança de multa contratual os passageiros que decidirem adiar a viagem e aceitarem um crédito para a compra de uma nova passagem, no prazo de 12 meses contados da data do voo.
  • O passageiro que quiser cancelar a passagem aérea e optar pelo seu reembolso, ainda que a passagem seja do tipo não reembolsável, deverá ser reembolsado integralmente. Os prazos para reembolso são de 12 meses.

Se você ainda se interessa saber sobre quando e para onde viajar, continue lendo esse post até o final para ajudarmos nessas questões.

QUANDO VIAJAREMOS DE NOVO?

viajar-depois-da-pandemia

Só é possível voltar com o cronograma de viagem depois que órgãos como o Ministério da Saúde, a OMS e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos indicarem que é seguro.

O mercado de turismo possui algumas previsões. Segundo uma pesquisa da Skyscanner realizada no final de março, 53% dos entrevistados acredita que será seguro viajar para o exterior a partir de setembro.

Algumas empresas áreas, como a Azul, defendem a vontade de aumentar gradativamente a quantidade de voos a partir de maio, com o objetivo de normalizar suas operações em julho. Já outras empresas, como a Latam e a Gol, preferem não fazer previsões.

A verdade é que mesmo vivendo em um cenário incerto, agências de viagem estão vendendo produtos para o segundo semestre. O incentivo pretendido é estimular seus clientes a iniciar um planejamento para viagens a partir de agosto.

QUAL DESTINO MAIS PROCURADO NO TURISMO PÓS CORONAVÍRUS?

porto-de-galinhas
@viajareumprazer

De acordo com um levantamento da CVC, tudo indica que as primeiras viagens com o fim da pandemia serão nacionais. Além das pessoas se sentirem mais seguras viajando dentro do país, existe um fator econômico.

Por mais que nós façamos racionamento de gastos, meses de pandemia podem levar a redução de salários e possível redirecionamento do dinheiro, antes guardado para viajar, para necessidades imediatas, como comida, contas etc.

Além disso, o aumento da cotação do dólar também é uma grande influência negativa para viajar para o exterior pós coronavírus.

Pesquisa da Mapie Consultoria aponta que a região Nordeste é a queridinha na hora de procurar por um possível destino. Em seguida, estão as praias regionais, a Serra Gaúcha e o Rio de Janeiro.

Como já comentado, ainda que as viagens para o exterior agora não sejam muito procuradas, uma outra pesquisa também da Mapie Consultoria fez levante dos principais lugares: Europa e os Estados Unidos, 7,9% das intenções, América do Sul com 4,12% e do Caribe com 2,41%.

POR QUE VIAJAR?

quando-viajar-pos-coronavirus

Após tanto tempo de isolamento, o que não vai faltar são incentivos para promover a retomada do turismo. Com isso, muitas promoções tentadoras podem começar a surgir desde já.

É possível que a gente veja pacotes promocionais para o período pós-pandemia e o mesmo pode ser observado no setor de intercâmbios.

Algumas empresas já têm facilitado as formas de pagamento com o parcelamento em até 12x sem juros e fazendo ofertas significativas em programas com início no final de 2020 ou 2021.

Mesmo com promoções muito boas, é provável a insegurança do viajante em relação a intercambio nessa fase, então as empresas têm sido bastante flexíveis quanto remarcar para uma data futura e até trocar o destino caso o cenário torne-se instável de novo.

Use nosso cupom EUMPRAZER e ganhe 10%off! 

QUAIS IMPACTOS A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS PODE TER SOBRE O VIAJANTES?

turismo-pos-coronavirus

A única certeza do momento é que nunca mais seremos iguais. Para quem já viajou para algum lugar asiático, já deve ter reparado como é comum a utilização de máscaras, por exemplo, em transportes, caso o viajante esteja doente. Esse “senso de preservação” não é hábito para os americanos e europeus, infelizmente.

A maioria das posturas que nós tomamos durante viagens, normalmente, são mais baseadas em educação do que preservação, o que é um erro.

É bem possível que os viajantes assumam uma postura bem diferente a partir de agora, que fiquem mais atentos com a necessidade de higienizar as mãos, usar máscaras e espirrar ou tossir na parte interna do cotovelo.

Todos esses costumes são básicos e essenciais para se manter saudável e evitar contaminação de outras pessoas durante viagens.

Outro impacto possível é o chamado overtourism, que é definido como a superlotação de turistas que resultam em conflitos com os moradores locais. Antes mesmo do coronavírus algumas cidades, como Veneza e Amsterdã, já sofriam com esse fenômeno.

Após a pandemia, ainda será preciso que as cidades controlem o excesso de turistas. E mesmo que isso não acorra, a vontade de evitar locais cheios ou em sua alta temporada pode vir dos próprios viajantes, já que futuramente estarão mais atentos aos riscos de transmissão de doenças.

Por fim, não é novidade para ninguém que alguns destinos já sofriam muito preconceito por parte dos turistas, mesmo antes da pandemia. Como o epicentro do coronavírus ocorreu em um país asiático, é possível que haja uma repulsa ainda maior para essa localidade.

Essa atitude além de triste é infundada, já que um novo foco de transmissão do vírus poderá ocorrer em qualquer lugar do mundo.

CONCLUSÃO – Turismo pós Coronavírus

turismo-depois-coronavirus-como-vai-ser

Esperamos que esse artigo sobre turismo pós coronavírus tenha te ajudado de alguma maneira. Assim como para muitos aqui, também foi preciso que nós adiássemos viagens que estávamos muito ansiosos para fazer. Mesmo que estejamos tristes agora, sabemos que foi necessário no momento.

Vai levar um tempo até que as pessoas se sintam seguras novamente. O fim da quarentena, a diminuição dos casos de coronavírus e a reabertura das atrações turísticas vão acontecer, mas de maneira gradativa. Não é possível frear uma pandemia de uma hora para outra.

Com muita calma e paciência, nós aconselhamos que vocês sigam as instruções dos órgãos de saúde.

Cuidem do corpo, da alma e da cabeça durante esse período de isolamento. Utilizem esse tempo para planejar, façam listas dos lugares que vocês querem conhecer, pesquisem sobre os pontos turísticos e passem para o papel todos os seus sonhos.

Quando a situação normalizar e ela VAI NORMALIZAR poderemos estar de volta as viagens que tanto amamos. Mantenham-se seguros até lá, viu?

Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!

Aproveite pra ler nossos artigos…