A gente sonhava em conhecer o Vaticano! Separei esse post com algumas curiosidades e informações que farão diferença na sua viagem e que fez na nossa!
Visitamos o menor Estado do mundo! Foi inesquecível. Localizado ao noroeste de Roma (clique pra ler nosso roteiro em Roma) o Vaticano é delimitado por um enclave murado, sendo uma região governada pelo Papa e que possui somente mil habitantes.
O passeio vale muito a pena, não só para quem sai de casa com o objetivo de conhecer o Vaticano, como também para os apaixonados por cultura que estão passeando em Roma.
Portanto, mesmo que não professa o catolicismo, mas gosta de aprender novas culturas e observar arquiteturas locais, tem no passeio pelo Vaticano um ponto alto da viagem.
Fique de olho no nosso roteiro de 1 dia no Vaticano!
Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!
Mais dicas? Leia também…
- O que fazer em Londres
- Guia completo de Roma
- Câmera pra viajar
- Roteiro na selva amazônica
- Dicas para viajar com dólar alto
Não esqueça:
- Seguro viagem (temos cupom de desconto, clique!)
- Chip Internacional
- Pesquisar passagens aéreas baratas
- Passeios no Brasil e Mundo, usamos e indicamos o GetYourGuide.
- Aluguel de carro
- Ganhe até R$ 179,00 de desconto na primeira reserva no Airbnb
ROTEIRO no Vaticano
- Recomendações pra sua viagem, vestimenta no Vaticano, etc
- Seguro viagem é obrigatório
- Capela Sistina no Vaticano
- Museus do Vaticano
- Basílica São Pedro
- Jardins do Vaticano
- Palácio Apostólico
- Castelo Santo Angelo
- Onde Comer no Vaticano
- Onde se hospedar no Vaticano
- Vale a pena conhecer o Vaticano?
- Indicamos e cupons de desconto
Recomendações para sua viagem
Se você está em busca de dicas sobre vestimenta, saiba que você não poderá entrar no Vaticano e em nenhuma igreja da Itália se estiver de short, bermuda, decotes avantajados, blusas de ombros à mostra ou saias curtas.
Esses visuais são considerados inadequados e por isso, os visitantes que usam esse tipo de look são barrados na porta imediatamente.
Por isso, se você está planejando uma viagem no período de calor, uma calça pantalona com camiseta é uma boa opção para ficar confortável, bonita e assim você evita qualquer tipo de constrangimento ou desconforto.
Pense também na questão climática. O período de frio no Vaticano é de temperaturas bem baixas, o que precisa ser avaliado antes de montar o look para fazer suas visitas do dia.
Seguro viagem é obrigatório na Itália
Essa dica é importantíssima, porque essa informação pode definir se você começará sua viagem bem ou não.
Os brasileiros em geral, possuem o costume de querer economizar em tudo nas viagens, inclusive se expondo ao risco de uma viagem internacional sem seguro.
Nesse nossa eurotrip de 30 dias meu sogro precisou usar o hospital e o gasto total seria de 800 dólares, mas pagamos cerca de 300,00 reais pelos 30 dias (cerca de 10,00 por dia!).
Não cometa esse erro quando pretender viajar para a Itália! Nesse post falo sobre os países que o seguro viagem é obrigatório!
Aproveite pra fechar o seu e use nosso cupom VIAJAREUMPRAZER5 e ganhe 5% off!
Vaticano (o que fazer em 1 dia)
Estávamos hospedados em Roma e aproveitamos pra esticar até o Vaticano. A dica é fechar o bus tour! Além de passar nos principais pontos turísticos de Roma, passa também no Vaticano!
Existem várias empresas que fazem o city tour, escolhemos a que passou primeiro, rs. Você também pode fechar na hora, só ficar em um dos pontos de parada do circuito e, na hora que chegar o próximo bus, fale com o motorista que vocês quer comprar um ticket.
1. Capela Sistina
Um dos pontos que não podem ficar de fora da sua lista de locais para visitar é a Capela Sistina. Para entrar é preciso adquirir o ticket (17 euros) da visita aos museus do Vaticano, sendo a Capela o último ponto de visitação.
Não deixe para fazer esse passeio com pressa! A multidão circula pelo lugar a passos miúdos o que pode te deixar um pouco afobado, mas o ideal é separar no mínimo 3 horas para conhecer a Capela Sistina.
Ao entrar nos museus, você pode optar pelo caminho express que vai direto à Capela Sistina, ou o caminho longo, o qual você vai passando pelos museus.
Nós fomos pelo longo e sugiro que você também vá, ainda que passe rapidinho pelos museus (como nós fizemos), vale a pena passar por eles e contemplar.
Aproveite que o ticket pode ser comprado com agendamento de horário e escolha os primeiros horários do dia.
Dessa forma, você evita pegar uma enorme fila e consegue visitar o local com um volume menor de pessoas disputando o espaço.
Chegue 15min antes do horário do seu ticket! Chegamos atrasados e perdemos o passeio, por sorte, conseguimos agendar para o dia seguinte, mas não é comum conseguir!
De abril a outubro é possível visitar no período da noite, porque nesse período os Museus do Vaticano abrem todas as sextas das 19h às 23h.
A Capela Sistina foi inteiramente pintada por Michelangelo, foram 4 anos de pintura à mão para transformar o local em uma verdadeira obra de arte. Não é permitido fotografar lá dentro.
Além disso, é na Capela Sistina onde os cardeais se juntam para elegerem o novo papa. Ingressos no Vaticano
2. Museus do Vaticano
Incríveis no quesito beleza, os museus do Vaticano possuem obras de arte dos artistas mais renomados do mundo..
E se você está pensando “são muitos museus para ir?” saiba que na verdade o museu local é chamado de “museus do Vaticano” utilizando o plural. Apesar disso, os museus são apenas um museu que se divide em partes.
Assim, você pode escolher visitar todas as partes ou somente algumas delas, definindo qual a sua prioridade caso esteja com tempo corrido.
E até mesmo quem não é um grande apreciador de museus acaba visitando porque eles são lindos! É importante saber que entre os museus que você vai encontrar estão:
- Museu Pio Clementino;
- Gregoriano Etrusco;
- Museu Gregoriano Egípcio;
- Pátio da Pinha;
- Galeria dos Candelabros;
- Capela Sistina;
- Galeria dos Candelabros e muitos outros.
Os museus costumam ficar lotados e por isso, vale a pena chegar bem cedo. Assim, você consegue investir seu tempo de viagem aproveitando a experiência com mais calma. Ingressos no Vaticano
3. Basílica e Praça de São Pedro
O Vaticano é repleto de Basílicas importantes para a história do mundo. Contudo, aquela que não pode ficar de fora do roteiro de nenhum visitante é a Basílica de São Pedro.
Ela é muito ampla e tem o grande diferencial de ser vista de qualquer lugar de Roma. Isso ocorre porque a cúpula fica em uma área mais alta, o que torna a Basílica um ponto que chama a atenção de qualquer turista que está em Roma ou no Vaticano.
Seu nome é uma homenagem à São Pedro que ali está sepultado. Ele foi um dos doze apóstolos e também o primeiro papa da igreja católica.
Localizado em frente a Basílica você encontrará a praça de São Pedro, que fica lotada em dias de aparição do Papa. Em geral o Papa aparece para seus fiéis aos domingos e também às quartas quando ocorre a audiência papal.
Para subir à cúpula é preciso ter disposição, a subida pode ser feita de escada, são cerca de 500 degraus. Ou pagar um pouquinho mais para subir de elevador e fazer o restante do percurso de escada, sobrando uns 300 degraus.
Se quiser entrar na Basílica a dica é: chegue muuito cedo! Nós chegamos umas 9h e já estava com uma fila enorme, com certeza ficaríamos, pelo menos, umas 4h na fila. Ingressos no Vaticano
Próximo a Basílica há muitos restaurantes. Almoçamos ali perto da Basílica, no Antico Caffe San pietro, almoço 5 euros e saboroso!
4. Jardins do Vaticano
Outro passeio divertido e que por muitos é menosprezado é a visita aos Jardins do Vaticano. São 20 hectares de jardins, o que somado é quase a metade de todo o território do Vaticano. Repleto de esculturas, estátuas e fontes interessantes que deixam o lugar ainda mais bonito.
Só é possível passear nesses exuberantes jardins na companhia de um guia oficial credenciado. Na visita você vai ver: Jardim Quadrado, a Casina de Pio IV, a Fonte da Águia, a Gruta de Lourdes, o monumento à tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, o edifício da Rádio Vaticano e muitos outros.
Além disso, conhecer a vida quotidiana da Cidade do Vaticano, nela você verá como o pessoal administrativo, de manutenção e de segurança executa o seu trabalho diário.
Nos dias agendados para aparições do Papa, os jardins ficam praticamente intransitáveis!Site oficial. A visita também pode ser realizada a bordo de um ônibus aberto com audioguia.
Mais dicas? Leia também…
- O que fazer em Londres
- Guia completo de Roma
- Câmera pra viajar
- Roteiro na selva amazônica
- Dicas para viajar com dólar alto
5. Palácio Apostólico
Residência oficial do Papa no Vaticano, o palácio também é conhecido como Palácio Papal.
Com cerca de 11.500 aposentos e milhares de obras de arte decorando todo o espaço, o palácio faz parte de um complexo de construções situadas ao lado da Basílica de São Pedro.
Para entrar no Palácio existem múltiplas opções de tickets, sendo em média a entrada com audioguia no valor de 11 euros.
A entrada também pode ser comprada na hora, mas o ideal é adquirir online para evitar as longas filas para a visitação.
A estrutura arquitetônica do Palácio e todas as obras de arte que o adornam são sem dúvidas fatores que merecem ser apreciados. Ingressos no Vaticano
6. Castelo de Sant’Angelo
Localizado às margens do Rio Tibre, o Castelo atualmente funciona como museu e a sua construção se iniciou em 135 e só foi finalizada no ano de 139.
A entrada custa em média 15 euros e dá direito ao acesso para conhecer os 6 andares do local.
O local já foi apartamento do Papa, com direito a esconderijo e passagem direta para o Vaticano.
Cada andar do castelo revela questões interessantes, como as celas dos prisioneiros no segundo pavimento, e uma belíssima vista no último andar do castelo.
Abrindo de terça à domingo das 9h às 19h30 o castelo pode ser visitado gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. Portanto, vale a pena se programar se você estiver em Roma nesse período do mês. Ingressos no Vaticano
Onde se hospedar?
A hospedagem de modo geral é bastante cara, muitas vezes não condiz com o conforto oferecido pelos hotéis e pousadas da região.
Isso pelo grande número de turistas que sempre disputa as opções disponíveis, mas separei algumas dicas.
A primeira é procurar um bom Airbnb, para isso, você deverá procurar com bastante antecedência. Nós ficamos em um Airbnb em Roma e usamos o city tour para chegar no Vaticano e gostamos da opção.
1. Bella Roma Luxury
Bella Roma Luxury Accommodation, é uma opção para dormir e tomar café da manhã. Localizado a 10 minutos a pé da Basílica de São Pedro. Com diárias na faixa de R$450 para o casal.
2. Vatican Luxury Home
Outra opção é o Vatican Luxury Home, com hospedagem em torno de R$350 para o casal, o hotel está a 850 metros da Basílica de São Pedro.
Onde comer no Vaticano?
Por ser um lugar muito turístico, os preços perto dos pontos mais famosos geralmente são altos. Por isso, recomendamos que para comer você caminhe um pouco mais, tente se afastar dos pontos de turismo.
A caminhada pelas ruas mais próximas te ajuda a comparar preços e evitar pagar verdadeiras fortunas por alimentos muito simples.
1. Antico Caffe San Pietro
Almoçamos perto da Basílica, no Antico Caffe San pietro, almoço 5 euros e saboroso!
2. 200 Gradi
O 200 gradi é o que conhecemos como sanduicheria, sendo uma ótima opção para um lanche. Os preços variam de 7 a 13 euros, precisando pagar um pouco mais para ocupar uma das mesinhas.
Com cardápio variado, é possível montar seu sanduíche ou escolher uma opção do cardápio.
3. Tre Pupazzi
Se quiser comer bem sem receio de errar no pedido, no restaurante Tre Pupazzi você conseguirá pedir seu prato em português. Os pratos variam entre R$110 e R$165.
4. Old Bridge Gelateria
E se está em busca de uma sobremesa, ao sair do 200 gradi é possível virar a esquina e encontrar o apetitoso Old Bridge Gelateria que fica a 500 metros da Basílica de São Pedro. A média de preço é de 3 euros e as filas são sempre grandes.
Caso você tenha o costume de levar petiscos para os seus passeios, lembre-se que não é permitido comer nas capelas ou museus.
Mais dicas? Leia também…
- O que fazer em Londres
- Guia completo de Roma
- Câmera pra viajar
- Roteiro na selva amazônica
- Dicas para viajar com dólar alto
Vaticano Vale a pena?
Muitas pessoas que não são católicas costumam ter receio sobre a viagem para o Vaticano, sempre se perguntando se é o tipo de destino que vale a pena.
Na nossa opinião, a viagem é o tipo de passeio que é culturalmente enriquecedor. Você terá contato com diferentes obras de arte e locais os quais estamos habituados a ver nos livros de história.
É o tipo de experiência que toda pessoa deveria ter na vida, independente de qual seja a sua religião. Afinal, é um lugar lindo e completamente adornado pelas obras de arte mais famosas do mundo.
Nosso post sobre o Vaticano vai chegando ao fim, snif, snif. Qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários que teremos o prazer em responder.
Aproveite para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga nosso instagram e facebook, e para assistir aos nossos Vlogs, clips e vídeos com dicas, conheça nosso canal!
O que você achou?